Ação leva assistência para população em situação de rua


Por Tribuna

18/06/2016 às 17h28- Atualizada 18/06/2016 às 17h37

morador-de-rua-fernando-2
Mais de cem pessoas em situação de rua participaram do evento (Foto: Fernando Priamo)

Uma ação social promovida neste sábado (18) pela Rede de Atendimento à População de Rua – formada pela Polícia Militar, Centro Pop, Consultório de Rua e outros órgãos – ofereceu um dia de assistência à população em situação de rua da cidade. A iniciativa aconteceu das 10h ao meio-dia, na Rua Oswaldo Veloso, em frente ao Centro Pop, na região Central.
Foram montadas barracas com serviços de corte de cabelo, aferição de pressão, glicose, confecção do Cartão SUS, distribuição de preservativos e prevenção bucal. As ONGs JF Invisível e Engenheiros Sem Fronteiras fizeram a distribuição de mais de três mil peças de roupas. Além disso, uma equipe do Demlurb esteve presente dando orientações sobre reciclagem de lixo. Mais de cem pessoas em situação de rua participaram do evento.

De acordo com o sargento da Polícia Militar, Henry Rebelo, a ideia da ação surgiu depois de cerca de oito meses após estar funcionando na região a Base Comunitária da PM. “Desde setembro passado, já estávamos trabalhando junto com os outros órgãos em prol da população de rua. Esta ação de hoje foi pensada pela PM e contou com a ajuda de todos os órgãos envolvidos para proporcionar um dia de lazer para estas pessoas. Tivemos vários parceiros e conseguimos realizar o trabalho”, comentou o policial.

PUBLICIDADE

Como auxiliar um morador de rua

Muitas pessoas querem ajudar pessoas em situação de rua, mas não sabem como proceder. A coordenadora do Centro Pop, Fernanda Simião, deu algumas orientações. Segundo ela, a questão é identificar o que o morador deseja e necessita. “Temos uma rede muito grande de atendimento e trabalhamos de forma integrada. Há vários serviços, como o Centro Pop, o Núcleo do Cidadão de Rua, a Casa de Cidadania e os serviços de abordagem,” comentou. O Centro Pop é o articulador na parte de assistência, e o Consultório de Rua, que faz abordagens na rua, é a ponte para os serviços de saúde do município. Veja alguns endereços para onde as pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas e acolhidas:

-Centro Pop: Rua Oswaldo Veloso 190, Centro
-Casa de Passagem para Mulheres, Rua Owaldo Veloso 192, Centro
-Albergue: Rua Calil Ahouagi 593, Centro
-Consultório de Rua: Rua Barão de Cataguases 456, Bairro Santa Helena

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.