Cartórios têm até 20 minutos para inciar atendimento de clientes


Por Tribuna

18/04/2015 às 18h28

Cartórios extrajudiciais que funcionam no município de Juiz de Fora deverão atender aos usuários no prazo máximo de 20 minutos. O tempo deverá ser contado a partir do momento em que a pessoa entra na fila até o instante em que venha a ser chamada para o atendimento individual. A medida consta na lei de autoria do vereador Betão (PT), sancionada pelo prefeito Bruno Siqueira e publicada nos Atos do Governo deste sábado (18).

Os cartórios que infringirem a lei estão sujeitos à advertência num primeiro momento e à multa de R$ 5 mil em caso de reincidência. O descumprimento do tempo de atendimento pode ser denunciado por qualquer pessoa, por meio de formulário. Para isso, será necessário apresentar comprovação emitida pelo próprio cartório. Os tabelionatos têm o prazo de 60 dias para implantar o sistema de emissão deste comprovante e a placa indicativa do tempo máximo de espera.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.