Professores da UFJF e IF Sudeste aprovam indicativo de greve


Por Tribuna

17/11/2016 às 14h07- Atualizada 17/11/2016 às 19h38

Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (17), os professores da UFJF e do IF Sudeste aprovaram o indicativo de greve para o dia 21 de novembro. Nesta data, será realizada uma nova assembleia onde será votada a greve por tempo indeterminado e a data para o início da paralisação. A reunião foi realizada na Faculdade de Direito, após convocação pela Associação de Docentes de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF).

Os professores se mobilizam, entre outras pautas, contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que estabelece o teto para os gastos do Governo federal pelos próximos 20 anos. Caso venham a paralisar, os docentes se unem à categoria dos técnicos-administrativos, que se encontra em greve desde 24 de outubro.

PUBLICIDADE

Diante da conjuntura nacional de cortes na educação nos últimos anos, os profissionais argumentam que o congelamento dos investimentos venha a impactar diretamente no âmbito do ensino, da pesquisa, extensão e do acesso ao ensino superior público e gratuito. Além disso, a medida deverá impactar também na área da saúde e programas sociais. No estado, outras universidades como as federais de Minas Gerais (UFMG) e São João del-Rei (UFSJ) já se encontram paralisadas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.