Manifestantes fazem carreata em apoio à Casa D’Italia em Juiz de Fora

Dezenas de veículos enfeitados com as cores da bandeira italiana percorreram as principais avenidas da cidade neste sábado


Por Gracielle Nocelli

17/10/2020 às 12h00- Atualizada 18/10/2020 às 07h28

Descendentes de italianos e admiradores do trabalho realizado pela Casa D’Italia se reuniram em carreata, na manhã deste sábado (17), em Juiz de Fora, para manifestar apoio ao espaço.

No dia 30 de setembro, o Consulado da Itália, em Belo Horizonte, informou que o imóvel seria leiloado. Após manifestações contrárias, a decisão foi suspensa temporariamente. No entanto, ainda há incerteza sobre o futuro do local.

PUBLICIDADE

Dezenas de veículos enfeitados com as cores da bandeira italiana percorreram a cidade promovendo buzinaço. A concentração teve início às 9h, no estacionamento do Carrefour, no Bairro Graminha.

Por volta das 10h, os motoristas seguiram pela Avenida Rio Branco, passando em frente à fachada da Casa D’Italia, em direção à Rua Silva Jardim, no Centro. Neste ponto, retornaram até a Avenida Itamar Franco, seguindo em direção ao Bairro Cascatinha.

Na rotatória do bairro, os motoristas retomaram à avenida em direção à Rua Henrique Surerus, no Centro, onde está localizado o portão de fundos da Casa D’Italia. A carreata foi acompanhada por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra).

Importância histórica

Para o publicitário e produtor de eventos, Arthur Maselli, um dos organizadores da carreata, a manifestação é uma forma de mostrar o apoio da população à Casa D’Italia. “É um espaço representativo, de divulgação da cultura e tradição italiana. É um ponto de referência que mantém um trabalho cultural ativo. Queremos mostrar a importância histórica deste espaço e, por isso, a necessidade de sua preservação.”

Suspensão

Inicialmente, o leilão estava agendado para o dia 3 de dezembro. Após a divulgação da informação, os juiz-foranos se mostraram contrários à iniciativa por meio de abaixo-assinado encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores.

Na última quarta-feira (14), a página do Consulado da Itália em Belo Horizonte publicou a informação sobre a suspensão temporária do leilão.

O conteúdo continua após o anúncio

Inaugurada há 81 anos, a Casa D’Italia é um espaço dedicado à preservação da memória da imigração italiana.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.