Impasse entre montadora e empresa tira 21 ônibus de circulação em JF

Coletivos da GIL ficaram fora de circulação na manhã desta terça-feira, após divergência em processo de compra


Por Tribuna

17/10/2017 às 09h42- Atualizada 17/10/2017 às 16h02

Vinte e um ônibus da empresa Goretti Irmãos Ltda (GIL), do Consórcio Manchester, foram tirados de circulação das ruas de Juiz de Fora, na manhã desta terça-feira (17). De acordo com informações da assessoria dos Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb), houve uma “divergência na compra” entre a empresa e a montadora Volvo. Os ônibus já estavam integrados à frota em circulação, conforme a empresa. Com isso, os coletivos seguem parados enquanto é aguardada resolução do impasse.

A reportagem foi até a sede da empresa, que fica na BR-040, altura do Bairro Benfica, Zona Norte. A informação é de que um oficial de Justiça esteve na unidade na manhã desta terça, mas não há confirmação se a presença dele tem relação com o impasse.

PUBLICIDADE

Em nota, o Cinturb informou que “como houve tempo hábil para deslocar ônibus reserva utilizando a frota do próprio consórcio Manchester, ao qual pertence, a empresa Goretti Irmãos Ltda (GIL) garante que não deixou de fazer nenhuma viagem, com circulação normal em todas as linhas. O impasse já está sendo resolvido e tudo se normalizará sem prejuízo dos usuários”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Settra informou que identificou durante o monitoramento de rotina feito através do GPS uma falha na operação no início da manhã. “O consórcio foi contactado, e os problemas estão sendo sanados. Vale ressaltar que, neste caso, só diz respeito à Settra o funcionamento do sistema de transporte coletivo. A pasta trabalha sempre para garantir o atendimento ao cidadão e o cumprimento do contrato de concessão. As pendências relativas ao pagamento de fornecedores deverão ser resolvidas entre as partes e não podem comprometer os serviços de transporte público no município.”

Também por meio de nota, a montadora Volvo esclareceu que a paralisação dos coletivos se deu em decorrência de uma autorização judicial para viabilizar o cumprimento dos contratos de financiamento e, por isso, vem mantendo um diálogo a fim de solucionar as questões envolvendo a empresa Goretti Irmãos. A Volvo informou que o assunto deve ser resolvido ainda nesta terça-feira, quando os veículos deverão voltar a circular. Conforme o documento, “nos últimos seis meses houve diversos contatos buscando uma solução para o impasse, estando o Banco Volvo sempre a disposição para uma conciliação”, diz o texto na nota que ressalta ainda que os ônibus contam com financiamento vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) com prazos de pagamento determinados pelo órgão público.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.