Após um ano de interrupção, Parque da Lajinha realiza visita guiada

Dois grupos participaram do projeto neste sábado (17). Encontro foi exclusivo pelo Dia de Proteção às Florestas


Por Gracielle Nocelli

17/07/2021 às 13h53

Após mais de um ano sem a realização de visitas guiadas no Parque Natural Municipal da Lajinha por conta da pandemia da Covid-19, o local recebeu dois grupos de visitantes neste sábado (17). O encontro foi exclusivo para a comemoração ao Dia de Proteção às Florestas e teve organização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).

A ação promoveu um encontro de gerações em contato com a natureza. “Nós recebemos dois grupos, o primeiro para a visita guiada às 8h30, e o segundo, às 10h30. Tivemos a presença de crianças, adultos e pessoas da melhor idade”, conta a servidora de Educação Ambiental da Sesmaur, Juliana Guiseline.

PUBLICIDADE
“Foi uma oportunidade de matar a saudade, já que estamos desde o início da pandemia sem realizar esse projeto”, Juliana Guiseline, que conduziu as visitas guiadas. Foto: Jessica Pereira

Os visitantes realizam o trajeto de cerca de uma hora, que teve início próximo ao relógio de sol do parque. Eles seguiram em direção ao antigo campo de futebol até chegar à trilha que leva ao lago, passando próximo à cachoeira. “É uma caminhada bem tranquila, em que fomos conversando sobre a história do parque, falando sobre a fauna e a flora, observando os sons e o frescor da mata, sempre atentos aos cuidados contra a Covid-19”, explica Juliana.

Para ela, o momento foi emocionante. “Trabalho há 21 anos na Prefeitura, sendo dez deles com visitas guiadas. Foi uma oportunidade de matar a saudade, já que estamos desde o início da pandemia sem realizar esse projeto.”

A ação foi exclusiva pela data, e as visitas guiadas seguem suspensas no Parque Natural Municipal da Lajinha. De acordo com a Sesmaur, a proposta foi conscientizar o público sobre a importância da preservação das matas para uma melhor qualidade de vida no planeta.”

‘Queimada Mata’

Outras ações que valorizam a preservação ambiental estão sendo desenvolvidas pela Sesmaur. Dentre elas, a campanha “Queimada Mata!”, lançada em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A proposta é fiscalizar lotes vagos e responsabilizar os proprietários pela manutenção, observando a limpeza e cercamento adequados.

Canal de comunicação

Para isso, a Sesmaur criou um canal de comunicação para que a população possa informar endereços que precisam de manutenção para que os proprietários sejam identificados e notificados. As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp (3690-7293). Já as denúncias de queimadas ou incêndios devem ser direcionadas exclusivamente para o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.