Parte de muro de estacionamento cai na Avenida Getúlio Vargas
Uma mulher precisou de atendimento médico após ser atingida por parte do concreto; tráfego ficou parcialmente interrompido
Parte do muro do estacionamento do Mister Shopping desabou sobre a Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Juiz de Fora, deixando pelo menos duas pessoas feridas na manhã desta terça-feira (17). Um acidente ocorrido no quarto andar do centro de compras projetou escombros sobre um dos pontos de ônibus da avenida, surpreendendo vários pedestres por volta das 10h. Os destroços cobriram a calçada e ocuparam quase duas faixas da pista de rolamento da Getúlio. A estrutura desmoronou após ser atingida por um carro manobrado por um funcionário de um lava jato que funciona dentro do estacionamento.
De acordo com a Polícia Militar, o rapaz de 20 anos teria se assustado ao fazer uma manobra de marcha a ré no veículo, de câmbio automático, e atingir uma parede interna. Em seguida, ele acabou batendo de frente na mureta, derrubando toda a parte superior da construção de, aproximadamente, 15 metros de extensão. Ainda conforme a PM, o funcionário seria inabilitado e, por esta razão, foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.
A cozinheira Marília Aparecida dos Santos, 44, foi atingida na cabeça por um destroço e chegou a desmaiar com o impacto, caindo no chão. A vítima havia acabado de desembarcar de um coletivo que fazia a linha do Bairro Santa Lúcia, Zona Norte, e seguia para fazer um exame de sangue. “Eu desci do ônibus e escutei um estalo. Caí no chão e fiquei toda suja, não enxergava nada quando me tiraram de lá. Não lembro direito. Ainda bem que me ajudaram e me levaram para dentro da farmácia (em frente ao ponto)”, contou a mulher, ainda assustada, com resquícios de material de construção nos cabelos e escoriações no braço direito. “Foi muito ruim ver tudo caindo. Minha cabeça está doendo”, reclamou.
A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada para atendimento médico. Depois de passar por tomografia no Hospital João Felício, ela foi conduzida ao HPS. A assessoria da Secretaria de Saúde informou, na tarde desta terça, que a paciente foi avaliada pelas equipes de cirurgia geral e traumatologia. Ela está na sala de urgência, lúcida, estável e orientada. A mulher também já passou por exames e aguarda avaliação da neurocirurgia.
‘Corre, corre’
O pintor Altair Maurício de Oliveira, 51, foi quem socorreu a cozinheira. Ele contou à Tribuna que as pessoas presentes no local gritaram quando a estrutura começou a cair. O homem também foi atingindo por escombros nos pés, mas dispensou atendimento médico. “Eu havia acabado de chegar para esperar o ônibus. O pessoal começou a gritar: ‘corre, corre’. Mas as pedras começaram a cair, e ela não conseguiu sair. Todo mundo correu, só sobramos nós dois, até que consegui arrastá-la para dentro da farmácia.”
Assim que soube do ocorrido, a mãe de Marília, Diva Maria dos Santos, 69, saiu de sua casa no Previdenciários, Zona Sul, para ver a filha. “Ela me ligou chorando muito, e eu não entendia o que tinha acontecido.”
Acidente compromete trânsito na Getúlio Vargas
Duas faixas da pista da Avenida Getúlio Vargas foram parcialmente interditadas, já que parte do material caiu sobre o asfalto. A Polícia Militar e agentes da Settra foram mobilizados no controle do tráfego. De acordo com o coordenador de policiamento do 2º Batalhão, tenente Evaldo Medeiros, a Defesa Civil e a perícia da Polícia Civil também foram acionadas. A área atingida foi isolada para a realização dos trabalhos. A pista já foi liberada para tráfego normal.
A assessoria da Defesa Civil informou que uma equipe esteve no local na manhã desta terça e orientou a administração do shopping a fazer a limpeza da área e a reconstrução da mureta quebrada. Não há risco estrutural para a edificação. O Mister Shopping ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.