Ipê-rosa floresce e colore o Largo do Riachuelo


Por Nathalia Carvalho

17/07/2015 às 18h11

Roberto FulgêncioNesta época do ano é comum que as mais variadas espécies de ipês comecem a florescer e colorir a cidade. Na tarde desta sexta-feira (17), a Tribuna registrou um belo ipê-rosa no Largo do Riachuelo, no Centro, que já começa a perder algumas flores. Segundo o analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), José Maurício Ferreira, a época de florescimento depende das condições climáticas do ano anterior, e, por isso, costuma variar um pouco.

“Antigamente, o aparecimento das flores do ipê era somente na passagem do inverno pra primavera. Mas agora, com constantes variações de chuva e temperatura, essa situação mudou muito, e ele aparecem em julho, agosto e setembro.” Ainda conforme o analista, os primeiros a desabrocharem são os rosas e os roxos, seguidos do amarelo e do branco, este último mais incomum na nossa região.

PUBLICIDADE

José Maurício também explica que, normalmente, a árvore fica florida por cerca de uma a duas semanas. “Contudo, se chover frequentemente, cai mais rápido. No tempo seco, dura mais, podendo chegar a três semanas. Já as flores duram cerca de cinco dias, e aí elas começam a cair e vão abrindo novos botões florais. Daí o motivo de ter sempre flores caídas no chão próximo ao ipê”, completa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.