Estudantes de Medicina da UFJF arrecadam e doam mais de 3 toneladas de alimentos

Ação fez parte do campeonato CopaMed 2023, sendo uma das disputas para a aquisição de pontos; cinco instituições de Juiz de Fora foram beneficiadas


Por Leticia Lapa, estagiária sob supervisão do editor Eduardo Valente

17/02/2023 às 11h58- Atualizada 17/02/2023 às 12h07

Foto: Divulgação

Competição e solidariedade caminharam juntas no campeonato CopaMed 2023, da Atlética da Faculdade de Medicina da UFJF. Doze turmas competiram entre si, tanto nas modalidades esportivas coletivas e individuais, quanto na campanha de arrecadação. No evento, 3,1 toneladas de alimentos, 5,2 mil itens de higiene e limpeza, 141 doações de sangue e plaquetas, entre outros itens, foram doados com o objetivo de trazer benefícios para Juiz de Fora. Cinco instituições juiz-foranas foram contempladas e começaram a receber os itens na última terça-feira (14).

O campeonato ocorreu em três fins de semana, entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro, com os três primeiros lugares sendo das turmas Med 113, Med 116 e Med 118. A arrecadação, de acordo com a diretora de Parcerias da Atlética, Júlia Fonseca, foi organizada de acordo com a demanda das instituições agraciadas, sendo elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae JF), Instituto Jesus, Grupo Espírita Semente, Fundação Maria Mãe, Pequeninos de Jesus e Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

PUBLICIDADE

Além disso, também foram arrecadados R$ 400 para reflorestamento da região da Faculdade de Medicina, da professora Sandra Tibiriçá.

Entre os alimentos arrecadados, destacam-se mais de 268 quilos de açúcar e 227 litros de leite. Além disso, as equipes conseguiram juntar 2.323 frascos de detergentes, 2.160 rolos de papel higiênico e 89 brinquedos. Júlia destaca que o objetivo da competição não é só integrar as turmas, mas também impactar a sociedade de Juiz de Fora.

 “É trazer para a Faculdade de Medicina as causas que as instituições de caridade abraçam, colaborar, e incentivar humanismo e pertencimento entre estudantes.”

As doações de itens foram concentradas no prédio da Famed, para que os representantes das instituições abraçadas conseguissem receber os produtos que mais necessitavam.

Doação de sangue
A doação de sangue e plaquetas foi feita em parceria com o Hemominas de Juiz de Fora, sendo um momento de integração entre os estudantes. “Gera um movimento muito legal dentro da faculdade, em que os estudantes se juntam para fazer doações em massa no Hemominas”, conta Júlia, ressaltando que é uma forma de ajudar o banco de sangue, que passa por algumas dificuldades ao longo do ano.

 Confira a lista do que foi arrecadado

O conteúdo continua após o anúncio
  • 3,1 toneladas de alimentos
  • 5,233 mil itens de higiene e limpeza
  • 89 brinquedos
  • 88 pactos de papel A4
  • R$ 400 para ação de reflorestamento
  • 139 doações de sangue
  • 2 doações de plaquetas

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.