Cadastro para creches públicas começa segunda

Responsáveis devem apresentar documentação no Espaço Cidadão ou regionais até o dia 30 de novembro


Por Gracielle Nocelli

16/11/2018 às 13h05- Atualizada 16/11/2018 às 15h25

As famílias que buscam vaga em creches públicas ou conveniadas à Prefeitura de Juiz de Fora devem se cadastrar neste mês de novembro. As inscrições começam na segunda-feira (19) e seguem até o dia 30 no Espaço Cidadão (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro) ou nas regionais Sul (Rua Porto das Flores, 270, Santa Luzia), Norte (Rua Inês Garcia, 357, Benfica), Nordeste (Rua Santa Terezinha, 172, Santa Terezinha) e Oeste (Rua Orestes Fabiano Alves, 65, São Pedro). As vagas são destinadas às crianças de até 3 anos em situação de vulnerabilidade social

Para o cadastro é preciso apresentar o documento original e a cópia do comprovante de residência; das carteiras de identidade do responsável pela criança e de todos os adultos da casa; das certidões de nascimento de todos os moradores com até 17 anos; do laudo médico de crianças com deficiência ou neoplasia e dos comprovantes de renda de todos os maiores de 18 anos.

PUBLICIDADE

Caso o cadastro não seja realizado pelos pais da criança, é preciso apresentar também os documentos originais da guarda formal. Mães adolescentes devem possuir a declaração escolar de que estão matriculadas em escola pública. Se a criança já tiver um irmão frequentando a creche é necessário mostrar o comprovante de matrícula e o Número de Inscrição Social (NIS). O cadastramento não é garantia da vaga. A classificação dos inscritos será realizada conforme os critérios de vulnerabilidade social.

As crianças que já estão matriculadas nas creches terão vaga garantida automaticamente para o próximo ano. Para isso, os responsáveis legais deverão comparecer à instituição e renovar a matrícula. Caso a criança já tenha sido inscrita para o programa de creches, mas não tenha sido contemplada com a vaga, os responsáveis deverão se cadastrar novamente.

As creches oferecem atendimento em tempo integral de, no mínimo, sete horas diárias. De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Educação, a rede municipal atende mais de 4.650 crianças em 46 creches públicas e conveniadas.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.