Motoristas com som alto são autuados em São Mateus e Alto dos Passos


Por Guilherme Arêas

16/11/2015 às 16h39- Atualizada 16/11/2015 às 18h26

Rua  Moraes e Castro foi uma das que receberam a ação da SAU, em parceria com a PM (Foto: Divulgação PJF)
Rua Moraes e Castro foi uma das que receberam a ação da SAU, em parceria com a PM (Foto: Divulgação PJF)

Dezessete donos de veículos serão autuados pela Secretaria de Atividades Urbana (SAU) até o final dessa semana, após os carros serem flagrados com som automotivo acima dos limites permitidos pela legislação. As infrações aconteceram na noite de sábado, quando a SAU realizou uma ação para coibir a perturbação do sossego público e a poluição sonora nos bairros São Mateus e Alto dos Passos, ambos na Zona Sul de Juiz de Fora.  Novas ações estão previstas para acontecer ainda em novembro, em locais não especificados pela Prefeitura.

No dia da operação, foram emitidos três autos de infração em flagrante para proprietários de veículos com som automotivo. Também foram levantadas 14 placas de veículos que serão encaminhadas para identificação dos proprietários e posterior emissão de auto de infração, totalizando 17 autos de infração.

PUBLICIDADE

A ação se desenvolveu nas ruas Padre Café, São Mateus, Dom Silvério, Procópio Teixeira, Dom Viçoso, Barão de Aquino, Severiano Sarmento, Moraes e Castro, Pedro Stigert e Avenida Itamar Franco. A operação contou com o apoio da 32ª Companhia de Polícia Militar.

O Artigo 62 do Código de Posturas do Município proíbe expressamente os ruídos que causem desconforto acústico, permanentemente ou intermitente, produzidos por aparelhos ou instrumentos de qualquer natureza nas vias públicas ou para elas dirigidos, salvo quando autorizados por legislação pertinente. A multa para esta infração é considerada média, R$ 619,10 e, em caso de reincidência, o valor  é dobrado.

A mesma legislação proíbe ruídos provocados por estampido de morteiros, bombas, foguetes, rojões, fogos de artifício e similares, além de animais, “de modo a provocar o desassossego ou a intranquilidade da vizinhança.” Conforme a chefe do Departamento de Fiscalização da SAU, Graciela Marques, a fiscalização já vem sendo intensificada, com o objetivo de coibir os excessos de perturbação do sossego público e a poluição sonora no município”.

Na semana passada, dois homens foram presos em flagrante após promoverem perturbação e ameaça no Alto dos Passos. A Polícia Militar foi acionada em meio à confusão, após a dupla ameaçar de morte os frequentadores dos estabelecimentos comerciais da região.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.