Feira abre espaço para coletivos solidários

UFJF recebeu, neste sábado, primeira edição da Feira de Economia Solidária e Agroecologia


Por Tribuna

16/09/2017 às 17h29

Foto: Leonardo Costa

A primeira edição da Feira de Economia Solidária e Agroecologia organizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) reuniu sete coletivos solidários de Juiz de Fora e região neste sábado (16) na UFJF. Foram montadas 28 barracas com produtos variados, que iam desde verduras orgânicas e mel até artesanato em tecido e produtos reciclados. Durante a feira, também foram realizadas oficinas e atrações culturais.

Segundo a organização, o evento tem a proposta de fortalecer a economia solidária e ser realizado mensalmente. “Queremos mostrar formas diferentes de fazer economia, valorizando a autonomia, a autogestão, a habilidade e o trabalho em equipe”, explica a integrante do projeto, Lia Rezende. “Não é só um projeto comercial, queremos resgatar a cultura popular”, diz a técnica da Intecoop, Juliana Macário.

PUBLICIDADE

Funcionária da Fazenda Reserva, Rosane Ribeiro ficou satisfeita com o convite. “A movimentação foi muito boa, e muitas pessoas conheceram nossos produtos. Espero participar de outras edições.” Natural de Prados, a artesã Vilma Maria Ferreira participa de outras feiras em Juiz de Fora e elogiou a iniciativa. “Este espaço é mais uma iniciativa maravilhosa para mostrar o nosso trabalho.” Para o diretor da cooperativa Lixarte, Reginaldo Barbosa, o Bulu, o projeto contribui para a aceitação do trabalho dos coletivos. “Trabalhamos desde 2006 com reciclados, e no início não tínhamos a confiança do público sobre a qualidade dos produtos. As feiras permitem divulgar a importância da reciclagem.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.