Mulher cai em cachoeira de difícil acesso em Ibitipoca
Atualizada às 20h50
Uma mulher de 27 anos se acidentou gravemente no começo da tarde deste sábado (16) no Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima teria caído em uma ribanceira de difícil acesso durante um passeio realizado no roteiro do parque conhecido como “Janela do Céu”, que abriga um dos conjuntos de cachoeiras mais visitados pelos turistas. Segundo informações de funcionários, a mulher teria caído de uma altura de aproximadamente 25 metros, estava com ferimentos na perna e consciente. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, entre elas o helicóptero da corporação, foram deslocadas para o local para dar suporte a ação. Além disso, uma unidade do Samu de Lima Duarte também foi empenhada para atender à ocorrência. A vítima foi trazida para a Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora.
Um turista que chegou ao local da queda poucos minutos depois do ocorrido contou que o lugar estava lotado, e o acidente causou comoção. De acordo com a testemunha, que prefere não ser identificada, a jovem estava com um grupo do Rio de Janeiro tirando fotos, quando a queda aconteceu. “Ela tropeçou em uma pessoa, se desequilibrou e caiu. A sorte dela foi ter caído dentro de um pequeno poço, de onde saiu nadando. Os funcionários do parque conversaram com ela e os amigos tentaram acalmá-la. Aparentemente, ela conseguia se mexer e responder às perguntas. Ela nasceu de novo”, revela.
Além de ser um local de risco, o efetivo do parque foi reduzido. Há uma semana, a Tribuna revelou que funcionários terceirizados do parque estavam com suas atividades paralisadas desde o começo do mês em virtude do não pagamento dos salários. A suspensão dos trabalhos já havia impactado os serviços de atendimento, infraestrutura e fiscalização do parque. Um dos funcionários ouvidos na reportagem, que preferiu não se identificar, afirmou que, diante da redução do efetivo, os trabalhos de zelador, guia e serviços gerais estavam sendo priorizados nos pontos turísticos de maior movimento, citando a Janela do Céu e o Circuito das Águas. O parque conta atualmente com seis servidores efetivos e 14 terceirizados.