Caçamba obstrui passagem de pedestres em escadão do Esplanada


Por Juliana Netto

16/04/2015 às 17h40

escada Josie Ana Dutra Possa
Com colocação da caçamba, parte direita da descida da calçada foi bloqueada (Foto da leitora Josi Ana Dutra Possa)

Uma caçamba de uma obra particular bloqueia parcialmente o acesso de pedestres que passam pelo escadão da Rua Professor Valquírio Seixas de Faria, no Bairro Esplanada, na Zona Norte de Juiz de Fora. A foto foi enviada para o WhatsApp da Tribuna pela leitora Josie Ana Dutra Possa.

Segundo ela, a situação é observada desde a semana passada. A leitora diz que, por ser um local de grande circulação de pessoas, a descida de muitos moradores estaria comprometida, já que metade da escada ficou obstruída. Pela foto, também é possível observar terra e restos de entulho no caminho dos transeuntes. O mato alto no entorno da passagem também se destaca.

PUBLICIDADE

A lei municipal 9.555, de 1999, que dispõe sobre o assunto, não faz referência à instalação desses equipamentos próximo a escadas, mas proíbe os coletores na calçada, quando a ocupação pela caçamba for superior a 2/3 de sua largura, e também em frente a galerias, saídas ou entradas de locais onde exista grande concentração de pessoas, entre outras proibições.

Ainda conforme a legislação, as caçambas devem conter, obrigatoriamente, tarjas refletoras, em todas as categorias, identificação do proprietário (razão social, nome de fantasia e telefone) e quadro de informações obrigatórias com número de identificação da permissão, indicação da secretaria municipal responsável pela fiscalização, número da caçamba e número de telefone para reclamações.

Flagrantes como o de Josie podem ser enviados pelo WhatsApp da Tribuna pelo número (32) 9975-2627. A interação dos leitores também pode ser feita por inbox no Facebook e pelo canal Minha Tribuna.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.