Polícia Civil e Guarda Municipal lançam operação ‘Centro Seguro’


Por Sandra Zanella

16/02/2016 às 16h11- Atualizada 16/02/2016 às 16h14

Quatro pessoas foram detidas durante o trabalho conjunto (Foto: Leonardo Costa/16-02-16)

Levar tranquilidade e segurança aos espaços de convívio públicos da região central é o objetivo da operação “Centro Seguro”, desencadeada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal entre a manhã e a tarde desta terça-feira (16) em Juiz de Fora. A mobilização de 20 guardas e dez policiais chamou a atenção de quem passou pelas praças da Estação, Antônio Carlos e pelo Parque Halfeld. De acordo com o delegado regional, Eurico da Cunha Neto, quatro pessoas foram detidas por uso de drogas, uma por tráfico e outra por suspeita de envolvimento em furtos e roubos. Ainda no decorrer da ação, a Guarda fez o lançamento de uma cartilha com dicas e instruções de convivência no Parque Halfeld.

“Esta é a primeira de várias operações que vão acontecer”, disse Eurico, acrescentando que outras regiões da cidade devem receber a parceria em datas não divulgadas. “Estamos visando, principalmente, essas áreas onde a Guarda atua – praças e órgãos públicos-, tentando diminuir a criminalidade nesses locais, como uso e venda de drogas, furto, roubo e receptação”, informou o delegado. “O horário escolhido teve a ver com a maior circulação de estudantes, alvo de venda de drogas quando estão entrando e saindo das escolas”, completou.

PUBLICIDADE

Conforme a subcomandante e chefe de departamento da Guarda Municipal, Emilce de Castro, as operações também buscam devolver o uso desses espaços públicos às famílias. “A Prefeitura tem uma grande preocupação com o retorno da população de bem que trafega e quer permanecer no parque, coibindo atos delituosos. Essa integração com a Polícia Civil é muito positiva e será feita também em outras datas e outros locais.” No Parque Halfeld, ela destacou a presença de guardas no coreto para dar mais segurança.

A cartilha “Viva bem no Parque Halfeld” orienta o uso do parquinho por crianças até 12 anos, a proibição de skates e bicicletas, a preservação ambiental e também alerta para um problema flagrado várias vezes pela Tribuna, relacionado ao mau uso da água ornamental: “Não é permitido nadar ou pescar no lago. A bica tem efeito decorativo. Por isso, não beba da água, já que ela não é potável. Nem use para lavar roupas ou higiene pessoal”, diz o informativo. O Parque Halfeld conta com três câmeras do programa “Olho Vivo”. Denúncias de ações contra o patrimônio público ou que coloquem pessoas em risco podem ser comunicadas pessoalmente à Guarda ou pelo telefone 153.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.