Cresce ausência no Pism


Por Tribuna

15/12/2014 às 18h00- Atualizada 26/12/2014 às 05h27

Número de candidatos com direito a atendimento especial quase dobrou

Número de candidatos com direito a atendimento especial quase dobrou

PUBLICIDADE

Termina hoje a maratona de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF. Dos 22.463 inscritos, restam 20.379 candidatos para responder as questões discursivas. Os 2.084 faltosos dos dois primeiros dias já estão eliminados do processo, pois não é permitido se ausentar em nenhum dia de exame. Esse número representa 9,28% do total, maior que no ano passado, quando nos dois primeiros dias 6,7% dos candidatos não compareceram às provas.

Até o momento, apenas dois alunos foram flagrados com celulares em sala de aula, segundo o diretor substituto da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Tabajara Pinheiro. A primeira ocorrência foi registrada no domingo, no Colégio Academia, em Juiz de Fora. O segundo caso aconteceu ontem, em Muriaé. Os estudantes, que estavam no Pism I, foram eliminados. Com a proibição dos celulares, muitos alunos fizeram filas nos orelhões disponíveis na UFJF para dar notícias aos familiares.

Ontem o trânsito fluiu tranquilo e, segundo o diretor de Segurança da UFJF, Moacyr do Valle Júnior, “houve apenas pequenos abalroamentos resolvidos na hora”. Segundo ele, no domingo, o trânsito ficou um pouco mais complicado devido à chuva. Para os módulos I e II, será cobrado hoje conhecimento em literaturas, física, biologia e história. Já para os inscritos no último módulo, as provas discursivas são de acordo com a área de conhecimento da graduação escolhida.

As amigas Victória Marques e Thuany Faria, ambas de 18 anos, vieram de Três Rios (RJ) para fazer o Pism III. Como chegaram cedo, aproveitaram as últimas horas para revisar o conteúdo. Victória está tentando uma vaga para psicologia e disse não se assustar com o fato de o curso ser o mais concorrido do Pism neste ano. “Apesar de ser o mais concorrido, ainda está tranquilo. Em outras universidades, chega a ter 30 por vaga.” A estudante Letícia Teixeira, 16 anos, realiza exames do Pism II e achou as provas desse módulo mais difíceis do que no ano passado. “Eu devia ter estudado mais.” A professora Ana Cassani, de Volta Grande, conseguiu folga no colégio onde trabalha para estar com a filha neste momento. “Eu acho importante a presença dos pais. Muitas coisas ruins acontecem na educação pela ausência da família.”

O candidato do módulo III ou representante de estabelecimento de ensino que desejar entrar com recurso contra questões deve protocolar hoje, das 9h às 18h, pela Central de Atendimento da UFJF ou enviando fax para (32) 2102-3755 ou 2102-3979. O candidato precisa confirmar o envio e a legibilidade do documento pelos telefones (32) 2102-3738 ou 2102-3978.

Salas individuais

O conteúdo continua após o anúncio

Quase dobrou o número de atendimentos especiais e pessoas com deficiência. No ano passado, foram 49 estudantes nessas condições. Este ano, o número aumentou para 88. De acordo com a coordenadora do Atendimento Especial, Maria Aparecida Borges, as pessoas que não têm condições de realizar a prova sozinhas, com deficiência visual e auditiva, por exemplo, têm salas individuais, acompanhadas de especialistas que fazem as adaptações, além do fiscal de prova.

Também realizam as provas no atendimento especial grávidas, lactantes, pessoas com problemas de saúde e recém operadas. Neste ano, um candidato realizou a prova no hospital em que estava internado. Fiscais foram enviados à unidade hospitalar.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.