Juiz de Fora ganha feira de produtos orgânicos

“É Daqui” comercializará produtos sem glúten e orgânicos, sempre às sextas-feiras, no Parque Halfeld


Por Tribuna

15/09/2017 às 19h30- Atualizada 18/09/2017 às 08h16

Por Gláucia Simas
Estagiária sob supervisão da editora adjunta Juliana Netto

Consumidores juiz-foranos que se preocupam com uma boa alimentação para a garantia de uma vida saudável ganharam nesta sexta-feira (15) mais uma oportunidade de compra de alimentos orgânicos na cidade. A nova feira, denominada ‘É Daqui’, criada pela Associação de Inclusão Alimentar e Bem-Estar da Zona da Mata Mineira (Bem-Te-Vida), junto à Secretaria de Agropecuária, comercializará produtos sem glúten e orgânicos, sempre às sextas-feiras, no Parque Halfeld, de 9h às 14h.

PUBLICIDADE

De acordo com a organizadora do evento, Débora Fajardo, o encontro de vendedores e compradores é o primeiro orgânico regular no Brasil. Ainda conforme ela, diferente de outras feiras do gênero, esta é a única que será realizada semanalmente, no mesmo ponto, sempre com produtos livres de agrotóxicos. Dentre as opções dos produtos à venda estão bolos, pães, tapiocas, brownies, tortas, legumes frescos, verduras, entre outros. Débora ainda ressalta a aproximação entre consumidor e produtor. ”A alimentação saudável tornou-se mais do que um estilo de vida, e sim uma necessidade de sobrevivência. Nesta feira, as pessoas poderão encontrar produtos frescos e artesanais, feito pelos próprios produtores”, destaca. “Hoje é um dia de vitória não apenas para Juiz de Fora, mas sim para a Zona da Mata”, festeja.

Com a barraquinha de tapiocas, a vendedora Flávia Tomé ressaltou que procura vender alimentos que são importantes para o organismo, pois, para ela, alimentação e a saúde estão sempre ligadas. ”A gente lançou o projeto ‘Tapiocaria vai às feiras’ para mostrarmos nossos recheios em compota”, diz ela, que oferece as tapiocas tanto pronto, para ser consumido na hora, quanto os ingredientes, caso o comprador queira prepará-lo em casa. “É importante trazer este produto para feira porque já é o que a gente consome”, afirma.

Para a consumidora Milena Monteiro, que é intolerante à lactose, a feira vem para suprir a falta de produtos orgânicos em Juiz de Fora. ”Aqui, podemos encontrar produtos de qualidade e excelência com um preço muito acessível”, ressalta. “Aqui em Juiz de Fora, a gente tem muita dificuldade de encontrar orgânicos, tem mercados específicos, mas com o custo muito alto”.

Orgânicos
A nutricionista Camilla Nery explica que alimentos orgânicos são aqueles que em todo seu processo de cultivo não são adicionados agrotóxicos ou nenhum outro tipo de produto que possa gerar danos à saúde do consumidor. “O principal benefício de se consumir orgânicos é ter um alimento livre de aditivo, que podem gerar uma série de doenças. Além disso, são mais saborosos, pois possuem propriedades nutricionais como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes preservados e em muitas vezes potencializados”, ressalta.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.