Incêndios no Parque da Lajinha mobilizam bombeiros


Por Sandra Zanella

15/09/2016 às 12h03- Atualizada 15/09/2016 às 12h12

Mais quatro incêndios em vegetação mobilizaram o Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (15) em Juiz de Fora. Dois dos casos aconteceram na mata do Parque da Lajinha, na Zona Sul. Um dos focos na área de preservação ambiental teve início por volta das 22h. De acordo com a assessoria da corporação, como o local era de difícil acesso, não sendo possível chegar por terra, os militares monitoraram a região e fizeram o controle para que as chamas não se alastrassem. Por se tratar de mata fechada e úmida, o incêndio não se propagou, e o trabalho foi encerrado por volta de 1h da madrugada desta quinta.

Durante a tarde, uma equipe já havia atuado para debelar um incêndio na mata do Parque da Lajinha, quando foi feito o uso de abafadores. Conforme a assessoria, um relatório deverá ser encaminhado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), que pode adotar providências cabíveis para melhorar a segurança e preservação daquela área.

PUBLICIDADE

Outra queimada foi registrada na noite de quarta no Bairro Aeroporto, na Cidade Alta. Uma área de reflorestamento estava em chamas próximo ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O combate foi feito com o uso de bombas costais. Os bombeiros também atuaram no fim da tarde para apagar o fogo em um lote vago no Bairro Jardim Laranjeiras, Zona Sul.

Com esses casos, sobe para 670 o número de queimadas na região este ano. A quantidade já é maior que a contabilizada nos 12 meses de 2015, quando ocorreram 516 incêndios em áreas de vegetação. Em 2014, quando a estiagem foi mais severa, os bombeiros atenderam a 973 casos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.