JF confirma 33 mortes por dengue


Por Kelly Diniz

15/06/2016 às 10h47

Mais dez mortes por dengue em Juiz de Fora, que estavam em investigação, foram confirmadas ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Assim, o município totaliza 33 óbitos pela doença, sendo a cidade com maior número de mortes no estado, na frente até mesmo de Belo Horizonte, que tem 25 confirmações. Conforme levantamento realizado pela Tribuna nos cartórios de registro civil da cidade, pelo menos outras cinco pessoas faleceram com suspeita da doença na cidade. Se confirmadas, Juiz de Fora irá registrar 38 óbitos por dengue apenas neste ano.

[Relaciondas_post]

PUBLICIDADE

Conforme o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, o número de mortes no município é compatível percentualmente com outras cidades. “O momento de alta transmissão já passou, e o frio favorece a não proliferação. O trabalho de campo continua, o Comitê de Enfrentamento a Dengue agora é permanente e continuamos atendendo as denúncias pelo 199, mantendo as ações de entrada forçada, as notificações e multas. Contamos agora com a participação da população, que vemos que está mais alerta e contribuindo mais.” Conforme o subsecretário, a Vigilância Epidemiológica ainda não recebeu do Estado o espelho das investigações com todos os dados dos pacientes que foram à óbito pela doença.

Na última segunda-feira, uma mulher de 71 anos teve a causa da morte identificada no obituário como dengue e H1N1, além de sepse grave, diabetes mellitus e artrite reumatóide. No dia 4 de abril, um homem de 36 anos também faleceu vítima de dengue e gripe, causada pelo vírus Influenza A não subtipado. Já no dia 2 de abril, uma idosa de 77 anos teve a morte confirmada por decorrência do H1N1.

No Estado, foram confirmados 133 óbitos por dengue e outros 172 estão em investigação. Na região, Além Paraíba e Bicas registraram três mortes pela doença, São João Nepomuceno teve dois óbitos e Cataguases, Dona Euzébia, Espera Feliz, Estrela Dalva, Mar de Espanha, Recreio, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro e São João del-Rei contabilizaram uma morte cada.

Minas Gerais teve 502.385 pessoas infectadas pelos vírus da dengue. O número é mais que o dobro de casos ocorridos em todo o ano passado, quando foram 196.136 pessoas pegaram a doença. A Secretaria de Saúde deve divulgar hoje o boletim epidemiológico da semana.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.