Prazo para licenciamento anual de veículos já está definido

Motoristas devem ficar atentos à existência de multas e ao pagamento de IPVA, taxa de licenciamento e seguro obrigatório


Por Tribuna

15/04/2018 às 07h00

Os prazos para a renovação do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em 2018 foram definidos pela Polícia Civil de Minas Gerais. Ao passo que o vencimento do licenciamento de veículos com final de placas em 1, 2, 3,4 e 5 ocorre em 30 de junho, o prazo final para os proprietários de automóveis com final de placas 6, 7, 8, 9 e 0 é 31 de julho. Além do pagamento da CRLV, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina o licenciamento do veículo somente após o abatimento dos débitos referentes ao Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), ao seguro obrigatório e a possíveis multas.

Tributos em atraso podem ser pagos em instituições financeiras credenciadas e, também, por meio de parcelamento em cartão de crédito nos postos credenciados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG). Após a quitação dos débitos, o CRLV será enviado pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR). Em caso de três tentativas de entrega não realizadas, o documento será encaminhado à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou às Delegacias de Trânsito, conforme as estruturas locais de atendimento.

PUBLICIDADE

Conforme dispõe o artigo 230 do CTB, a condução de veículos não registrados ou devidamente instalados implicam em multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e remoção do veículo. Demais informações a respeito da situação do automóvel podem ser consultadas no site do Detran/MG (http://www.detran.mg.gov.br/).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.