Bairro de Lourdes foi o mais atingido pela tempestade

Em cerca de duas horas, choveu no bairro 24% do previsto para todo o mês de fevereiro em Juiz de Fora


Por Eduardo Valente, editor, e Gabriel Silva, repórter

15/02/2023 às 09h06

Algumas ruas do bairro foram tomadas pela água durante o temporal (Foto: Redes sociais)

O Bairro de Lourdes, na região Sudeste, foi o mais atingido pela forte tempestade que caiu em Juiz de Fora no fim da tarde desta terça-feira (14). De acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de precipitações no bairro chegou a 77 milímetros. Para se ter ideia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que desde a década de 20 registra o comportamento das chuvas na cidade, prevê 322 milímetros de precipitações para todo o mês de fevereiro no município. Ou seja, em pouco mais de duas horas o Bairro de Lourdes foi atingido por 24% do acumulado previsto para 28 dias.

Volume anormal de chuvas causa alagamento

Morador do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, na Zona Sudeste, Silvério Corrêa relata que a região tem sido atingida por um nível excepcional de precipitações. “Nessa região, nos últimos tempos, tem chovido mais que o normal. Não é comum esse índice de alagamento aqui, mas entre o final do ano passado e o início deste ano, está havendo”, analisa ele, que também lembra que os bairros Vila Ideal, Floresta e Terras Altas, na mesma região, também têm sido impactados.

PUBLICIDADE

Segundo Corrêa, as chuvas de terça causaram problemas especialmente na Rua Nossa Senhora de Lourdes, a principal do bairro, que teve formação de enxurrada durante o período da tarde, quando o temporal estava com mais força.

“Em algumas casas mais baixas, três ou quatro, chegou a entrar água. Foi terrível”.

Chuvas em outros bairros

Além do Bairro de Lourdes, o Cemaden contabilizou acumulados significativos nos bairros Ipiranga (55 milímetros), Santa Efigênia (50 milímetros) e Monte Castelo (49 milímetros). Neste último, moradores chegaram a ficar sem energia elétrica até por volta das 21h.

Também houve acumulado significativo de chuvas nos bairros Floresta (48 milímetros), Milho Branco (45 milímetros) e Centro (40 milímetros).

O dia virou noite

Antes das 17h de terça-feira, Juiz de Fora já apresentava aspecto de noite. Escureceu rapidamente em diversos pontos do município durante a chuva, surpreendendo muitas pessoas. Isso porque, momento antes da tempestade ainda era possível observar parte do município com céu entre o claro e o nublado, inclusive com incidência de raios solares.

Conforme o Inmet, as chuvas foram causadas por instabilidade atmosférica que favoreceu à formação de nuvens típicas da estação verão.

O conteúdo continua após o anúncio

Previsão de mais chuvas
Por causa deste fenômeno meteorológico, a possibilidade ainda é de novas pancadas nesta quarta-feira, principalmente no Sul, Centro e Zona da Mata do estado. Em Juiz de Fora, a temperatura máxima pode chegar a 31 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.