JF tem 2º caso de morte por dengue grave
Atualizada às 13h02
Uma adolescente de 13 anos morreu na noite do último sábado (13), na Santa Casa de Misericórdia, vítima de dengue hemorrágica. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do hospital e pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora. Dominique Marie Vieira Borges Varandas deu entrada no local às 18h30 no mesmo dia, vindo a óbito às 20h55.
Conforme a chefe do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, Michele Freitas, esta é a segunda morte em decorrência de caso grave de dengue na cidade este ano. O primeiro caso foi registrado no dia 23 de janeiro, quando uma idosa, de 73 anos, também faleceu na Santa Casa. Ela seria cardiopata. A informação, até então, não tinha sido repassada à imprensa. Desde 2014, o termo dengue hemorrágica foi substituído pelo Ministério da Saúde, passando a entrar nos registros da doença apenas como dengue grave.
[Relaciondas_post] Sobre a morte da adolescente, a Santa Casa informou que “dengue hemorrágica foi diagnosticada durante a internação e notificada para a Vigilância Epidemiológica do município”. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que uma equipe está fazendo o bloqueio na região de residência da jovem.
De acordo com Michele Freitas, até o momento, a cidade contabiliza dois casos de grávidas com zika vírus. Um homem, de 31 anos, também foi diagnosticado com febre chikungunya, contaminado na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Até a última sexta (12), um idoso, 65 anos, permanecia internado no Hospital Monte Sinai, com suspeita da forma hemorrágica da doença. A Tribuna ainda não obteve retorno da assessoria de comunicação do hospital para saber o quadro clínico dele nesta segunda. A chefe de Departamento afirmou que a Secretaria de Saúde acompanha o caso.
Comoção
O sepultamento de Dominique Marie Vieira Borges Varandas foi realizado na tarde deste domingo (14) no Cemitério Parque da Saudade. O caso causou forte comoção nas redes sociais. No Facebook, o pai da jovem, o professor Marcello Varandas, pediu orações pela filha. “É com um pesar incomensurável e com uma dor que está arrebatando o meu coração que eu informo que minha querida e amada filha, Dominique, está entubada no CTI da santa casa, entre a vida é a morte, lutando para viver. Peço a todos as mais profundas orações”. Minutos depois, uma nova postagem confirmou o óbito da garota. “Lamento informar que minha filha acabou de falecer, vítima de dengue hemorrágica”.
Passeata de conscientização
Impedidos de iniciarem o ano letivo por conta de focos de Aedes aegypti encontrados no Bairro Ipiranga, alunos da Escola Municipal Gabriel Gonçalves da Silva retornaram às aulas nesta segunda (15) sensibilizados pela perda da jovem Dominique. A adolescente era filha do professor de geografia Marcello Varandas, vice-diretor da instituição, que também estaria com dengue.
Em passeata, cerca de 200 alunos saíram pelas ruas do bairro por volta das 10h30, com cartazes, faixas e bandeiras chamando a atenção da comunidade para a conscientização sobre o combate aos focos do mosquito. Todas as atividades desta segunda, nos dois turnos, serão voltada às manifestações. A escola atende alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental. As aulas será retomadas nesta terça (16).
Após a confirmação das primeiras duas mortes por dengue na cidade, a Prefeitura seguirá com ações de enfrentamento da doença. Nesta segunda, foi inaugurado o primeiro centro de hidratação do município, localizado no PAM-Andradas.