Primeiras doações de Juiz de Fora chegam ao município de Mariana
Um caminhão carregado de solidariedade de dezenas de juiz-foranos partiu para o município de Mariana, a 250 quilômetros de Juiz de Fora, na manhã deste sábado. São donativos arrecadados por meio de uma campanha lançada pela Ampla Consultoria Jr., empresa júnior dos cursos de Administração, Marketing e Recursos Humanos do Centro de Ensino Superior (CES/JF). Os materiais vão ajudar a diminuir a dor de quem perdeu a casa na tragédia ocorrida pelo rompimento das barragens de Fundão e de Santarém, ambas controladas pela Samarco, um consórcio entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. A mobilização dos alunos do CES resultou em 2.800 litros de água, cerca de 140 sacos de roupa, dez fardos com caixas de leite, 60 sacos com produtos de higiene pessoal, além de mantimentos, ração para animais, calçados, produtos de limpeza, fraldas, brinquedos e colchões.
Os materiais foram arrecadados em postos de coleta distribuídos nos quatro campi do CES: Academia, Arnaldo Janssen, Verbum Divinum e Seminário Santo Antônio. A campanha teve início no dia 6 de novembro, um dia após o rompimento da barragem, e encerrou-se nesta sexta-feira (13).
Ainda neste sábado, policiais militares e voluntários separaram e embalaram as doações realizadas na campanha de auxílio a Mariana e Governador Valadares realizada pelo 27º Batalhão da PM. Conforme balanço da corporação, foram arrecadados centenas de litros d’água, peças de roupa, materiais de higiene pessoal e limpeza, brinquedos, fraldas, dentre outros materiais. As doações serão encaminhadas aos destinos na próxima terça feira (17). A água será encaminhada para Governador Valadares, devido ao estado crítico de falta do produto potável para a população, após a contaminação do Rio Doce. Os demais itens serão enviados para a cidade de Mariana.
“A preocupação da PM é, nesse momento crítico, ser solidário com os moradores vítimas. Isso tem sido uma tônica do comando. Por isso, as ações sociais desenvolvidas. E a comunidade aderiu à campanha”, avalia o comandante do 27º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Justino.