Iniciativas mobilizam doações de sangue


Por Tribuna

14/04/2016 às 14h23

Diversos setores têm se mobilizado por uma boa ação em Juiz de Fora: a doação de sangue. A causa nobre é ainda mais incentivada e necessária diante do delicado momento vivido pelo Hemominas da cidade, que continua com estoque abaixo do ideal para todos os tipos sanguíneos. Entre os grupos que estão adotando o gesto estão os alunos UFJF. Nas faculdades de Medicina e Fisioterapia, os jovens organizam a doação de sangue como forma de recepcionar os calouros do curso.

No caso da Medicina, para dar apoio, um ônibus sairá do campus na próxima segunda-feira (18), às 15h, para levar doadores ao Hemominas. Conforme a assessoria da UFJF, foi feito um cadastro, e aqueles que têm menos de 18 anos precisam de uma autorização para doar. Já os estudantes de Fisioterapia vivenciam pela primeira vez a experiência. A ação aconteceu na última segunda (11) e irá se repetir nesta sexta (15). Embora inicialmente concentrado em incentivar a doação de sangue pelos calouros, o objetivo é também levar para a comunidade acadêmica a necessidade de participação em causas sociais. Os calouros e demais alunos que se dispuserem a doar sangue devem comparecer ao Hemominas, das 13h às 18h. Os responsáveis pela campanha estarão no local.

PUBLICIDADE

Outro grupo que está se unindo pela doação de sangue são os ciclistas. Em virtude do conhecimento da baixa no estoque, alguns amantes da prática se uniram e lançaram, nas redes sociais, a campanha “Sou ciclista sangue bom”. O desafio é realizar a doação de sangue utilizando, se possível, uma camisa de ciclismo. Caso a pessoa não possa doar, é pedido que seja levado um representante. Feito o processo, os doadores são estimulados a publicar fotos no Facebook, Instagram e WhatsApp com a hashtag #souciclistasanguebom e desafiar um novo amante da bike logo em seguida.

Como doar
Apesar das iniciativas positivas, o Hemominas garante que a situação de baixo estoque continua, em virtude da queda no comparecimento de doadores. Um dos motivos é a infecção por dengue, que tem impossibilitado algumas pessoas de realizar a doação, já que é preciso aguardar 30 dias. Para a dengue grave, o período de espera é de seis meses.

O Hemominas de Juiz de Fora atende a 58 hospitais conveniados em 30 cidades da Zona da Mata. Além dos horários de funcionamento, de segunda a sexta, das 7 às 18h, e aos sábados, das 7 às 11h, é possível fazer o agendamento pelo site ou pelo telefone 155. O Hemocentro funciona na Rua Barão de Cataguases, no Centro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.