Covid-19: pessoas com 60 anos ou mais já podem receber bivalente em JF
Campanha de vacinação já atingiu cerca de dez mil idosos acima de 70 anos no município
A partir desta quarta-feira (15), pessoas com 60 anos ou mais poderão receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Juiz de Fora. A ampliação do público-alvo da campanha de vacinação também engloba imunossuprimidos com 30 anos ou mais. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS-PJF), até esta terça-feira (14), cerca de dez mil idosos acima de 70 anos haviam sido imunizados com a bivalente.
As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que o funcionamento das unidades no período da tarde é das 13h às 14h30. No caso dos idosos, a vacina também está disponível no Serviço de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, 943, Bairro Granbery, de 8h ao meio-dia.
Para receber a bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses dos demais imunizantes contra Covid-19, após um intervalo de quatro meses. Além de ser disponibilizada nas UBSs, o imunizante também será aplicado pelas equipes da Secretaria de Saúde (SS) em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). A vacina bivalente oferece a proteção contra o vírus original da Covid-19, bem como contra a variante ômicron.
Dez mil idosos imunizados
Até esta terça-feira, a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a bivalente havia contemplado cerca de dez mil idosos acima de 70 anos. De acordo com a PJF, são estimadas cerca de cem mil pessoas para receber o imunizante na primeira fase da campanha, que, pela divisão do estado, engloba pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Documentos necessários
Segundo a PJF, as pessoas que vão receber o imunizante precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Os imunossuprimidos precisam, além destes documentos, apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
Sobre a imunossupressão, para receber a vacina bivalente, a pessoa com 30 anos ou mais precisa ser transplantada de órgão sólido ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; paciente oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Bivalente: confira os locais de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora
- Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) – exclusivamente para os idosos de 60 anos ou mais para aplicação da vacina bivalente – 8h ao meio dia
- UBSs*
- UBS Benfica
- UBS Centro Sul
- UBS Milho Branco
- UBS Monte Castelo
- UBS Nossa Senhora Aparecida
- UBS Nossa Senhora das Graças
- UBS Progresso
- UBS Bandeirantes
- UBS Furtado de Menezes
- UBS Santa Luzia
- UBS Vale Verde
- UBS Vila Olavo Costa
- UBS Teixeiras
- UBS Santo Antonio
- UBS Vila Esperança
- UBS Alto Grajaú
- UBS Barreira do Triunfo
- UBS Borboleta
- UBS Cidade do Sol (8h às 10h30)
- UBS Cruzeiro do Sul
- UBS Dom Bosco
- UBS Esplanada (8h às 10h30)
- UBS Filgueiras
- UBS Granjas Bethania
- UBS Bairro Industrial
- UBS Ipiranga (8h às 10h30)
- UBS Jardim da Lua
- UBS Jardim Esperança
- UBS Humaitá
- UBS Jóquei Clube I
- UBS Jóquei Clube II
- UBS Linhares
- UBS Marumbi
- UBS Nossa Senhora de Lourdes (13h às 16h)
- UBS Nova Era
- UBS Parque Guarani
- UBS Retiro
- UBS Santa Cecília
- UBS Santa Cruz
- UBS Santa Efigênia
- UBS Santa Rita
- UBS São Judas Tadeu
- UBS Sarandira
- UBS Igrejinha
- UBS Toledos
- UBS Valadares
- UBS Caeté
- UBS Chapéu D’Uvas
- UBS Dias Tavares
- UBS Penido
- UBS Rosário
- UBS Monte Verde
- UBS Torreões
- UBS Pirapetinga
- UBS Paula Lima
- Volante (Privilégio, Pires, Buieié, Palmital e Jacutinga)
- UBS Vila Ideal (13h às 14h30 – exceto às quintas)
- UBS Borboleta
- UBS São Benedito
* das 8h às 10h30 e de 13h às 16h (quintas, de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30)