DEM fará da filiação do deputado Rodrigo Pacheco na próxima semana
O DEM fará da filiação do deputado Rodrigo Pacheco um evento de porte, reunindo lideranças também de outros partidos, alguns deles possíveis aliados no pleito de outubro. O evento está marcado para o dia 19, às 10h, num hotel de Belo Horizonte. Pacheco pode, antes, participar no sábado de manifestação dos coordenadores regionais do MDB, que questionam a decisão da Executiva estadual de adiar para maio a prévia que irá definir se a legenda terá candidatura própria ou vai se aliar com o Partido dos Trabalhadores no projeto de reeleição do governador Fernando Pimentel. Mas seria apenas como convidado, uma vez que, nessa terça-feira, em carta encaminhada à direção estadual, ele anunciou o seu desligamento do MDB. No documento, chama os coordenadores regionais de guerreiros e elogia o presidente do diretório, Antônio Andrade, por terem buscado a candidatura própria.
Guerreiros
Embora as convenções só devam ocorrer em meados do ano, Pacheco deve aproveitar a solenidade de filiação para dizer que será candidato a governador, pois essa é a motivação que o levou a sair do MDB e a se filiar ao Democratas. Na própria carta encaminhada à direção emedebista, ele destaca que “fala mais alto o compromisso com o Estado de Minas Gerais”, com duras críticas à atual situação financeira do estado. Também questiona a possível aliança do MDB com o Partido dos Trabalhadores e agradece aos colegas de jornada, especialmente os que percorreram Minas em sua companhia.
Em debate
O Plano Diretor, um dos mais importantes documentos do município, pois, como o próprio nome sugere, organiza a vida da cidade, será tema de dois eventos na quinta-feira na Câmara Municipal, ambos organizados pela Comissão de Urbanismo. O primeiro, pela manhã, às 9h, terá como foco a revisão do Plano Diretor Participativo, com discussões e palestras apresentadas pelos arquitetos e urbanistas Demetre Anastassakis e Cláudia Pires. À noite, a partir de 19h30, será promovido um debate público para discutir a proposta urbanística de Juiz de Fora com vistas aos próximos dez anos. Além dos vereadores, vão debater os representantes do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB) e do Clube de Engenharia.
Com a comunidade
De acordo com o vereador Zé Márcio Garotinho, presidente da Comissão, a participação da comunidade é fundamental, uma vez que o Plano Diretor entra em votação já na sexta-feira. “O Plano Diretor foi criado no ano 2000. Em 2013, a Prefeitura de Juiz de Fora iniciou sua revisão, e, no ano passado, o documento foi para a Câmara para discussão e votação. No intuito de acompanhar de perto esse trabalho, outra ação da Comissão de Urbanismo da Câmara é a criação de uma emenda em que, feita a aprovação do Plano Diretor, seja obrigatório que anualmente a Prefeitura faça uma prestação de contas do que foi ou não implementado, quando serão verificadas as metas que foram cumpridas”, destacou.