Feirantes pedem intensificação de ações contra pirataria
Por meio de dois requerimentos protocolados pelo vereador Marlon Siqueira (PMDB) na Prefeitura de Juiz de Fora, os feirantes da cidade solicitam a ampliação da fiscalização e a instalação de um maior número de banheiros químicos nas feiras livres. A intenção, de acordo com o autor do pedido, é aumentar o conforto não só dos trabalhadores, como também dos consumidores, assim como evitar a ocorrência de contravenções, como barracas irregulares e a venda de produtos piratas. As demandas foram apresentadas pelos próprios feirantes em reunião realizada na segunda-feira, 13, envolvendo representantes da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), Polícia Militar e Guarda Municipal.
“As dinâmicas nas feiras estão se modificando com o tempo. Sabemos do tamanho e do impacto da crise econômica que o país inteiro passa, isso implica no aumento das atividades informais. Por isso, foi solicitado que pensássemos uma forma de repaginar a feira, e o caminho encontrado foram as duas proposições”, explica o vereador. Marlon pontua que o número de fiscais é insuficiente para atender as feiras. “Só na feira de domingo, na Avenida Brasil, passam cerca de 15 mil pessoas. Temos 17 feiras, que funcionam de terça a domingo. É preciso que a vigilância se torne uma rotina nesses espaços, para trazer maior tranquilidade às pessoas. Nós acreditamos que vamos alcançar resultados significativos em médio prazo.” Ele adianta que a PM e a Guarda Municipal devem fazer um trabalho de inteligência para identificar grupos que usam a feira para a venda de artigos pirateados, e atuar na fiscalização, assim como a equipe de fiscalização da SAA.
Em nota, a SAA, disse que segue a política de aproximação cfom os feirantes. Os pedidos de aumento no número de banheiros e de fiscalização já devem começar neste domingo (19), com o dobro de sanitários e a inclusão de mais dois servidores.
Feira noturna em estudo
O estudo proposto por outro requerimento, também de autoria de Marlon Siqueira, para a autorização da realização da feira livre em período noturno, segue em andamento. De acordo com o vereador, órgãos como a Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Settra, Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, SAA, entre outros, verificam o melhor espaço e condições de trânsito e segurança, para viabilizar a iniciativa em horário diferenciado.