Aplicativo facilita acesso a processos jurídicos eletrônicos


Por Guilherme Arêas

14/03/2017 às 17h37

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (17), o aplicativo Navegador PJe, uma versão customizada do navegador Mozilla Firefox, desenvolvida especificamente para uso do PJe instalado nos tribunais de todo o país e no CNJ. O objetivo é facilitar a utilização do sistema pelo usuário que não possui profundos conhecimentos em tecnologia da informação. A solução é resultado de parceria do CNJ com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN). Com o aplicativo, o usuário ganha tempo e, a partir dele, poderá acessar qualquer processo jurídico eletrônico no Brasil inteiro de forma fácil e rápida.

“Um dos problemas era a incompatibilidade entre navegador e Java. Às vezes, a versão de um navegador era usada para a Justiça Federal, por exemplo, mas havia necessidade de outra, para a Justiça Estadual. Com o Navegador PJe, isso acabou”, explica o coordenador do Núcleo Técnico do PJe, Kassioscley Dreher Ribeiro.

PUBLICIDADE

Por meio dessa ferramenta pré-configurada, o usuário do Navegador PJe também não precisará checar as versões de programas e plug-ins instalados em seu computador, pois o aplicativo incluirá sempre todos os requisitos para acesso ao sistema. Anteriormente, ao acessar o PJe, muitas vezes, era necessário que o usuário fizesse atualizações ou alterasse as configurações em seu computador.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.