Operação recolhe veículos abandonados das ruas


Por Tribuna

14/01/2015 às 16h56

Atendendo a denúncias feitas pela comunidade, a Secretaria de Atividades Urbanas começou a recolher, na última terça-feira (13), os carros abandonados nas vias públicas do município. Até o momento, existem cerca de 70 apreendidos. Além disso, veículos e carcaças recolhidos há algum tempo, que estavam depositados no Ecoponto do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), estão sendo transferidos para um depósito mais apropriado. O contrato do serviço de guincho foi restabelecido na semana passada e os trabalhos começaram imediatamente. A primeira remoção realizada por funcionários da SAU foi de uma Kombi, abandonada entre as ruas Mamoré e Hélio Ruy de Melo, no Bairro São Mateus. O veículo causava incômodo e insegurança à vizinhança, tendo servido de abrigo a moradores de rua, sujeito a usuários e tráfico de drogas, mau cheiro e depósito de lixo. A operação continuará até que todos os veículos alvos de denúncia sejam recolhidos e enviados ao depósito.

De acordo com a SAU o processo para apreensão passa por notificação do proprietário, autuação e, em caso de permanência em situação irregular, remoção e envio ao depósito.

PUBLICIDADE

Segundo o Código de Posturas do município, a autuação pode incorrer até em multa gravíssima, chegando ao valor de quase R$ 4 mil, se o veículo estiver comprometendo a sanidade do local, acumulando lixo, entulho ou mato, em situação de conspurcação da via pública. O veículo pode ainda ser recuperado pelo dono, em até dez dias, mediante pagamento de multa e taxas de remoção. Caso contrário, permanecerá no depósito, até ter condições legais de ser leiloado como carcaça, processo que tem participação da Polícia Civil.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.