Vacinação contra a gripe começa 2ª


Por Rafaela Carvalho

13/04/2017 às 17h30

vacinação-gripeA campanha de vacinação contra a gripe deste ano começa na próxima segunda-feira. Em Juiz de Fora, a imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, vai acontecer nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no Posto de Atendimento Médico do PAM-Marechal e nos departamentos da Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso, até 26 de maio. Durante a campanha, também será realizado o “Dia D”, em 13 de maio, sábado. A expectativa é imunizar 112.935 juiz-foranos entre crianças, idosos e doentes crônicos. Este ano, pela primeira vez, professores também foram incluídos como público-alvo da imunização.

“O Ministério da Saúde estipula um grupo alvo que deve ser vacinado, porque essas pessoas estão mais sujeitas à infecção. Pela primeira vez, professores das redes pública e privada também foram incluídos, porque eles ficam fechados em salas de aula durante um longo período e o risco que eles têm de adoecer é maior”, explica a supervisora do setor de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Marcilene Costa.

PUBLICIDADE

De acordo com ela, a vacina é importante porque, além de proteger o público alvo, acaba diminuindo o risco de pessoas não vacinadas desenvolverem a doença. “Esse grupo de pessoas tende a ter mais complicações com a gripe, como pneumonias e até mesmo chegar a óbito por causa da gripe. Mas o Ministério da Saúde entende que as pessoas fora do grupo de risco são protegidas por rebanho, que é quando a maioria da população é vacinada, o que, consequentemente, diminui a circulação do vírus Influenza.”

Algumas dúvidas estão relacionadas à vacina. Segundo a supervisora, é preciso compreender que existem diversos tipos do vírus, e que as pessoas que ficam gripadas mesmo após serem vacinadas podem ter tido contato com um tipo de vírus contra o qual elas não receberam imunização. “A vacina é feita com base nos três vírus que mais circularam no ano anterior. Neste ano, ela protege contra os vírus A e B. Isso quer dizer que as pessoas vão ficar imunes por um ano contra esses três vírus, mas podem gripar se entrarem em contato com outros tipos.” A vacina deste ano é trivalente e imuniza contra os subtipos A (H1N1); A (H3N2); e influenza B. Ainda conforme a supervisora, a vacina não tem efeitos adversos e é válida por um ano, devendo ser administrada anualmente.

Além da imunização, outras orientações devem ser seguidas pela população, como explica Marcilene. “As pessoas que não estão dentro do público-alvo podem buscar a vacina no sistema privado, mas todos devem higienizar bem as mãos, manter os locais arejados e limpos, a casa e o local de trabalho ventilados, ingerir bastante líquido e se alimentar com frutas. Além disso, é aconselhável evitar aglomerações.”

Sintomas
A gripe é uma doença febril e aguda, geralmente benigna. Entre os sintomas estão febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e é transmitida por vias respiratórias.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.