Celebrações marcam início do Tríduo Pascal em Juiz de Fora


Por Bárbara Riolino

13/04/2017 às 16h04

Os católicos recordam nesta Sexta-feira Santa (14) a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ao contrário dos demais dias da Semana Santa, não haverá missas nesta data, mas a mesma será marcada pelo silêncio, pelo jejum e pela oração. Haverá celebração a partir das 15h, horário considerado em que Jesus foi morto na cruz. Esta cerimônia é dividida em três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. A mesma será realizada em muitas paróquias, seguida pelas encenações da Paixão de Jesus Cristo, com o sermão da descida da cruz e a procissão do enterro. A mais tradicional é a Via-Sacra que sairá da Catedral Metropolitana para as ruas do Centro.

Nesta Quinta-feira Santa (13), diversas paróquias promoveram celebrações que marcaram o início do Tríduo Pascal. Em algumas localidades, as atividades começaram cedo. Por volta das 9h, na paróquia de São Pedro, na Cidade Alta, a catequese promoveu para crianças uma encenação da última ceia de Jesus Cristo, na qual instituiu-se a eucaristia, representada pela partilha do pão, e o tradicional lava-pés. A atividade reuniu cerca de 30 crianças, dessas, 12 vestiram túnicas representando a figura dos apóstolos.

PUBLICIDADE
Na manhã desta quinta, centenas de fiéis participaram da Missa dos Santos Óleos, na Catedral (Foto: Fernando Priamo)

Na visão da coordenadora da catequese da paróquia, Letícia Belinassi, a atividade, que acontece há cinco anos, é uma forma de aproximar as crianças e os jovens para a evangelização. “Nesta encenação, buscamos mostrar as passagens bíblicas de forma mais lúdica para que compreendam o que aconteceu com Jesus.” Ainda no mesmo horário, na Catedral, o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora realizou a tradicional Missa dos Santos Óleos, reunindo cerca de 150 religiosos, que aproveitam a ocasião para renovar seu compromisso como sacerdotes. Nesta celebração, são realizadas a bênção dos óleos dos catecúmenos, utilizados nos batizados; e dos enfermos, usados na unção dos doentes; e a consagração do óleo do crisma.

 

Programação em algumas paróquias nesta sexta

Catedral Metropolitana, Centro
7h – Bênção da nova imagem do Senhor Morto
9h – Via-Sacra saindo da Catedral e percorrendo as ruas do Centro
15h – Ação litúrgica, oração universal e comunhão
19h – Sermão do descendimento da cruz, no adro da Catedral, proferido por Dom Gil. Em seguida, procissão pelas ruas do Centro
*Confissões: das 8h30 ao meio-dia

Igreja São Sebastião, Centro
9h – Via-Sacra saindo da Catedral e percorrendo as ruas do Centro
15h – Leitura da paixão, adoração do lenho da cruz, sagrada comunhão
*Confissões: das 8h30 às 10h

Paróquia Nossa Senhora da Glória, Morro da Glória
7h – Terço com os homens
9h – Via-sacra no interior e no adro da Igreja da Glória
15h – Solene ação litúrgica da paixão do Senhor
20h – Contemplando Jesus nos braços de Maria
*Confissões Individuais: das 8h30 às 11h e das 17h às 19h, na Matriz; das 17h às 19h, na Capela São Roque.

Paróquia São Mateus, São Mateus
6h – Procissão penitencial saindo da Igreja São Mateus, percorrendo as ruas do bairro
*Após a procissão, as imagens de Nossa Senhora Mãe das Dores e do Senhor Morto ficam em veneração até às 14h30.
8h às 14h30 – Adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento na Capela de Oração
15h – Solene ação litúrgica na Matriz
19h – Descendimento da cruz. Após o sermão, os fiéis seguem em procissão com as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas do bairro e retornam à igreja

Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Granbery
8h às 15h – Vigília eucarística
15h – Paixão do Senhor Jesus

O conteúdo continua após o anúncio

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.