Sisu: vagas para Universidades começam a ser distribuídas nesta quinta-feira

Sistema de Seleção Unificada possibilita que estudantes ingressem em uma faculdade via Enem; UFJF possui 1.366 vagas ofertadas em 60 cursos


Por Leticia Lapa, estagiária sob supervisão do editor Eduardo Valente

13/02/2023 às 13h05

A partir desta quinta-feira (16), até o próximo dia 24, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se do instrumento que permite ao estudante escolher a graduação e a instituição pública de ensino superior, de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, o sonho de entrar na faculdade vai dividir as atenções com quem gosta da folia do carnaval, uma vez que as datas exigirão dos candidatos que eles fiquem de olhos vidrados na tela do celular ou computador.

Em Minas Gerais, 19 instituições vão participar do Sisu, como a Universidade Federal de Juiz de Fora, que vai ofertar 1.366 vagas, em 60 cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, para o primeiro semestre letivo. Para se inscrever, é válido lembrar que é preciso ter feito o Enem 2022 e não ter zerado aprova de Redação. Assim, para se inscrever o candidato precisa acessar o Portal de Acesso Único do Sisu, e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2022.

PUBLICIDADE

No processo, é preciso confirmar os dados, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso, como ampla concorrência ou com cota. No dia seguinte da primeira escolha, são liberadas as notas de corte parciais dos cursos, assim, o estudante consegue avaliar se gostaria de trocar de opção, por não ter passado, ou por ver que teria a possibilidade de ingressar em outro curso. Todos os dias as parciais mudam, mas nos últimos elas tendem a estabilizar. A colocação final vai ser disponibilizada no dia 28 de fevereiro.

Lista de espera pode ser uma boa opção

Como existem duas opções de curso, há quatro possibilidades do o que pode ocorrer com o estudante. Quando ele passa na primeira opção, ele faz a matrícula ou desiste, não podendo ficar na lista de espera da segunda, sendo no inverso, a mesma coisa. Quando ele não passa em nenhuma das duas, ele pode escolher ficar na lista de espera de uma delas, pois há o caso das pessoas que passam nos dois cursos. Com isso, essa pessoa vai se matricular só na primeira opção, abrindo vaga para outro aluno.

O início das matrículas da chamada regular começa no dia 2 de março e vai até o dia 8, assim, o prazo da lista de espera vai desde a chamada regular, que ocorre no dia 28, até o prazo final da matrícula. A convocação dos candidatos na lista vai ocorrer no dia 13 de março. Vale lembrar que outras chamadas podem ocorrer, caso as vagas ainda não sejam preenchidas.

Em 2022, na 2ª Edição do Sisu, a primeira pessoa da lista de espera para o curso de direito, na ampla concorrência, possuía 731,16 pontos. Ao final das chamadas da lista, que alterou mais cinco vezes, a última pessoa passou com 688,62 pontos. Isso mostra que mesmo que o estudante não consiga passar na chamada regular, ainda há esperança, visto que a nota de corte baixou quase 45 pontos.

O estudante Leonardo Menezes, de 19 anos, quer cursar medicina na UFJF e diz não ter um curso de segunda opção, tentando a lista de espera. “Estou ansioso para ver como vão ficar as notas de corte, tem bastante nervosismo, porque é o resultado de um ano inteiro de estudo”, Leonardo conta ainda que se não conseguir passar vai voltar a estudar, para conseguir alcançar o sonho de ser médico.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.