Grafite leva cultura da periferia ao campus


Por Tribuna

12/11/2016 às 17h38- Atualizada 12/11/2016 às 18h11

Foto: Olavo Prazeres
Foto: Olavo Prazeres

A partir deste domingo (13), a arte das periferias tomará a Praça Cívica da UFJF em dois painéis de grafite que serão desenhados nos parlatórios que ladeiam a Concha Acústica. O laranja e o azul que davam vida ao local na tarde deste sábado (12) serão a base para as artes desenvolvidas durante o Domingo no Campus pelos grupos Setor 276 e UGC, ambos de Juiz de Fora. O evento faz parte do Hiphopologia, que irá apresentar a cultura hip hop ao longo de quatro domingos, destacando os cinco elementos: o grafite, o break (dança), o MC (mestre de cerimonial), o DJ e o conhecimento.

Segundo a grafiteira e pedagoga, Chris Assis, a iniciativa pretende oferecer uma oportunidade de levar a comunidade para dentro do campus, destacando, principalmente, a cultura marginalizada. “O grafite é uma forma de expressão da periferia, que expressa o caráter de resistência. A gente encara isso como uma galeria de arte a céu aberto. Não precisa estar num museu ou exposição. A ideia é trazer alegria, cor para as ruas”, explica.

PUBLICIDADE

Além deste domingo, o projeto Hiphopologia promoverá uma batalha de breakdance no dia 27 de novembro, com competição de B-boys, seguindo no dia 4 de dezembro com batalha de rimas por MCs. No dia 11 de dezembro, serão apresentados o rap no campus e um sarau de poesia marginal.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.