Massa de ar úmido pode causar pancadas de chuva em JF

Cidade completou 50 dias de estiagem nesta quinta; temperaturas têm ligeira queda


Por Mariana Floriano, estagiária sob supervisão da editora Juliana Netto

12/08/2021 às 18h52

Após completar a marca de 50 dias de estiagem nesta quinta-feira (13), Juiz de Fora poderá ter, mesmo que timidamente, pancadas de chuva nos próximos dias. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar úmido em atuação no litoral da região Sudeste do país contribui para que o céu permaneça nublado e aumente as chances de chuviscos em áreas isoladas da cidade nesta sexta-feira (13). Para o fim de semana, a possibilidade é de que também ocorram pancadas de chuva, com pequeno acumulado de precipitações.

Com as novas condições meteorológicas, as temperaturas tendem a ter ligeiro declínio. Para esta sexta, são esperadas máximas de até 22 graus, marcação mais baixa do que as observadas nos primeiros dias da semana. Já as mínimas ficam entre 13 e 15 graus. Já entre sábado e domingo, os termômetros devem oscilar entre 15 e máxima de apenas 20 graus. Nesta quinta, as medições dos termômetros no 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, apontaram mínima de 13,7 e máxima 21,1 graus.

PUBLICIDADE

O chuvisco, apesar de moderado, eleva a umidade relativa do ar. A partir desta sexta, a a umidade ficará em torno de 85%, permanecendo estável ao longo dos próximos dias.

Embora termômetros de rua tenham chegado a marcar 24 graus, máxima oficial na cidade foi de apenas 21,1 (Foto: Jéssica Pereira)

Região

A previsão é a mesma para a Zona da Mata e Campos das Vertentes, com possibilidade, no entanto, de máximas um pouco mais elevadas, em torno de 25 graus. Situação diferente do restante do estado, onde a maior parte das regiões terão um fim de semana de calor acima dos 30 graus.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.