Núcleo de Atendimento ao Idoso realiza 1ª mediação de conflitos


Por Marcos Araújo

12/08/2016 às 17h40

O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil realizou, na tarde desta sexta-feira (12), a primeira reunião para mediação de conflitos. Três irmãos procuraram a unidade por não estarem satisfeitos com a maneira como o pai, de 94 anos, vem sendo tratado pelos outros irmãos. Eles foram orientados pelo delegado Márcio Savino a participarem de um encontro na sede do Núcleo. A reunião contou com a presença da supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Juiz de Fora, Júlia Delfino Albuquerque, e de duas voluntárias, entre elas uma psicóloga e uma estagiária de psicologia.

Durante o trabalho, foi marcado um encontro com todos os irmãos, para a próxima semana, visando a um acordo que englobe o interesse de todas as partes e, principalmente, contribua para que o idoso tenha apoio em todas as circunstâncias. O objetivo desse processo de mediação é verificar quais os entendimentos dos filhos em relação aos mesmos fatos e sensibilizar as partes da necessidade de resolver as demandas para que o pai viva em um ambiente de harmonia e com qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de comunicação da Polícia Civil, a delegada regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro, ressaltou que este processo de mediação é de suma importância, pois leva a reflexos de pacificação e de soluções amigáveis de conflitos. O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Eurico da Cunha Neto, também destacou que, com esse trabalho, o Núcleo não se restringe a apenas um espaço para ações da Polícia Judiciária. “Ainda que o idoso procure a unidade com um problema cível ou criminal, será feita essa primeira solução de conflitos. Se não for possível, providências poderão ser tomadas”, concluiu o delegado.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Atendimento ao Idoso em Juiz de Fora foi inaugurado no dia 21 de julho e, conforme informações do delegado Márcio Savino, já conta com mais de 80 atendimentos até o momento. A unidade – que tem a atribuição de investigar os crimes previstos no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03) e fiscalizar asilos, centro de abrigos, entre outros – está funcionando no 3º piso do Santa Cruz Shopping, no Centro, em duas salas cedidas ao Estado. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 h.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.