Juiz-foranos recebem atendimento no Dia do Rim


Por Nathalia Carvalho

12/03/2015 às 18h14

Cerca de cem pessoas participaram, nesta quinta-feira (12), de uma ação promovida pela Fundação Instituto Mineiro de Ensino e Pesquisa em Nefrologia (Imepen) em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Neste ano, o tema da campanha é rins saudáveis e, para celebrar, uma tenda foi montada no campus da UFJF, onde estudantes de medicina puderam aferir pressão arterial dos participantes, divulgar panfletos educativos e explicar sobre a doença renal crônica.

Conforme o diretor-executivo do Imepen, Marcos Gomes Bastos, os grupos de risco da doença são hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico familiar da doença renal. Ele lembra que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente dois exames capazes de detectar se o paciente possui a doença e quais são as suas características.

PUBLICIDADE

Atualmente, conforme dados da instituição, cerca de 3.700 pacientes estão cadastrados no Centro Hiperdia de Juiz de Fora, referência ao atendimento de pacientes hipertensos e diabéticos. Entretanto Marcos ressalta que estes números não refletem a realidade da cidade. “Estes são pacientes em estágio mais avançado, mas a maioria da população encontra-se nos estágios iniciais da doença, algo que possui chances altíssimas de evolução”, diz. Hoje, 10% da população mundial possui a doença renal.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.