Desfile de moda faz campanha para doação de sangue

Alunos e professores do Curso de Design de Moda da Estácio levaram a Rua Mister Moore tendências para a estação no desfile “Doação sempre na moda”, em parceria com o Hemominas


Por Fabíola Costa

11/11/2017 às 14h55

Na passarela, mais de 20 modelos desfilaram produções, com acessórios em plástico, remetendo às bolas de sangue usadas nas transfusões. (Foto: Fernando Priamo)

Na passarela da vida, um desfile de solidariedade. Mantendo a tradição, alunos e professores do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realizaram, em parceria com o Hemominas – Hemocentro de Juiz de Fora, o desfile “Doação sempre na moda” que atraiu a atenção de quem passava pela Rua Mister Moore na manhã chuvosa de sábado (11). Na passarela, mais de 20 modelos desfilaram produções feitas em xadrez Vichy, uma tendência para a primeira/verão 2017/2018, com acessórios em plástico, remetendo às bolas de sangue usadas nas transfusões. A ação, que este ano chegou à quinta edição, tem o objetivo de estimular as doações de sangue e abre as comemorações pelo mês do Doador Voluntário de Sangue, cujo dia é 25.

galeria-desfile-priamo-3galeria-desfile-priamo-8galeria-desfile-priamo-1galeria-desfile-priamo-2galeria-desfile-priamo-4galeria-desfile-priamo-6galeria-desfile-priamo-7galeria-desfile-priamo-10galeria-desfile-priamo-9
<
>
Foto: Fernando Priamo

Segundo a coordenadora do curso, Paula Castro, durante mais de um mês de trabalho, o grupo, formado por alunos do 1º, 2º e 3º períodos nas disciplinas de modelagem e costura, foi convidado a conciliar a pesquisa das tendências de moda com a importância da causa, unindo os dois temas em uma criação que arrancou aplausos de quem teve a oportunidade de prestigiar. Na sua opinião, ações como essa ajudam a promover a reflexão, inclusive na própria comunidade acadêmica, sobre a importância da doação. O trabalho foi realizado em parceria com a professora Selma Flutt.

PUBLICIDADE

A assistente social Cláudia Lanna, representando o setor de Captação de Doadores do Hemominas, comenta que ações deste tipo impactam positivamente na procura pela doação. Cláudia comenta que, para atender a demanda de 57 hospitais em Juiz de Fora e mais de 20 cidades da região, são necessários cerca de 160 doadores por dia. A média chega de 100 a 110. Hoje, avalia, há um déficit de 30% a 35% de bolsas para atender a população. As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. O Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, esquina com a Avenida Rio Branco, no Centro.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.