Um novo paradigma para o serviço de táxi na cidade
PUBLIEDITORIAL
Representes de entidades de classe estão unindo forças a fim decontribuir para a construção de um novo paradigma para o serviço de táxi, na cidade, com planejamento, modelo de gestão, qualificação, reciclagem profissional e uso da tecnologia
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-Zona da Mata e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBS-JF) confirmaram o apoio ao movimento liderado pelos empresários Christian Souza e André Mello, da SEG Rastreadores, para estimular a melhoria da qualidade do serviço de táxi, em Juiz de Fora. No segundo encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença de representantes do Sindicato e da Associação dos Taxistas, uma nova rodada de conversas permitiu que as entidades compartilhassem suas experiências, os desafios, as práticas de sucesso e aprofundassem a discussão sobre as oportunidades de desenvolver um trabalho conjunto, uma vez que os serviços são complementares. “É uma via de mão dupla, um apoiando as causas do outro”, destacou Christian Souza.
Treinamento e qualificação
O coordenador executivo do SHRBS-JF, Rogério Barros, sinalizou para a possibilidade de ceder profissionais vinculados à instituição para o treinamento e preparação dos taxistas. “Temos consultor especializado em bares, restaurantes e hotel e podemosoferecer horas de consultoria para que os condutores tenham acesso às questões relacionadas à cultura do turismo, por exemplo, com foco na melhoria daqualidade do atendimento”, afirmouRogério.
Apresidente da Abrasel Zona da Mata, Carla Simone Silva, reiterou o apoio profissional oferecendo também recursos humanos paracursos de reciclagem e aperfeiçoamento em diversos temas que impactam diretamente o atendimento: cortesia, disponibilidade, marketing pessoal e gentileza. “A população está cada dia mais exigente com relação à qualidade dos serviços e não tolera mais determinadas condutas. É preciso evoluir estando atento às necessidades do cliente. O bom atendimento é condição essencialpara se manter competitivo diante da concorrência”, pontuou.
Como a CDL já havia oferecido a sua infraestrutura física para os treinamentos, a conta fechou favorável à categoria que, agora, dispõe do apoio de parceiros de peso no encaminhamento de suas demandas, inclusive junto aos órgãos públicos.Todos concordaram que o treinamento é uma etapa fundamental para o êxito da mobilização. “Pessoas qualificadas, treinadas e motivadas são muito mais produtivas”, argumentou Marcos Tadeu Casarin, da CDL. “Daí a importância de podermos contar com parceiros como a CDL, a Abrasel-Zona da Mata e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e similares em função da sua ampla experiência e conhecimento do setor”, acrescentou Christian.
Planejar é a alma do negócio
O presidente da CDL, Marcos Tadeu Casarin, chamou a atenção para a necessidade de planejamento. “Sem se organizar, não tem jeito. É preciso investir na gestão como um todo: estabelecer um plano de negócios, com etapas bem definidas, metas estabelecidas para cada uma delas. Depois é seguir o planejado, ir avançando, sem esquecer de relatar o sucesso alcançado. Duas coisas são fundamentais: planejar e cumprir o que foi planejado”, reforçou Casarin.
Para que isso seja realidade, o engajamento da categoria em torno de sua representatividade é essencial. “É preciso querer”, destacou Carla Silva. Ela acredita que à medida que as metas e etapas do planejamento forem sendo cumpridas, a adesão dos taxistas ocorrerá espontaneamente, em razão dos benefícios gerados e percebidos. Rogério Barros lembrou que, na cidade, há cases de sucesso em processos de mudança como o Sindicato dos Empregados de Hotéis, Bares e Similares. “A experiência bem-sucedida deles pode servir de benchmark para vocês, pois já percorreram esse caminho”, observou Rogério.
Com apoio da tecnologia
No que se refere ao cumprimento das metas, Christian disse que o novo aplicativo que a SEG está desenvolvendo, e fornecerá gratuitamente aos taxistas, terá também a finalidade de consolidar, reforçar e valorizar as boas práticas, a partir da avaliação contínua da prestação de serviços. Para permanecer usando livremente a ferramenta e usufruindo dosdiversos benefícios que serão ofertados, o taxista deverá passar, obrigatoriamente, por uma programação periódica de treinamento e reciclagem. “Queremos fortalecer a categoria em Juiz de Fora para que sua conduta seja reconhecida. O aplicativo, que é do sindicato, poderá ser levadodepois para outros municípios brasileiros como referência de uma iniciativa bem-sucedida na cidade”, destacou Christian.
Atenção, taxista (arte)
Participe da escolha do nome do aplicativo de táxi gratuito da SEG e concorra a prêmios: R$600 (1º lugar), R$250 (segundo lugar) e R$150 (3º lugar). Para saber mais, ligue 3082-7272 ou acesse www.segrastreadores.com.br.