Ações promovem exames gratuitos contra o câncer de mama

Atendimentos gratuitos e debates acontecem durante todo o mês. Objetivo é conscientizar e prevenir contra a doença


Por Carolina Leonel

10/10/2018 às 07h00- Atualizada 10/10/2018 às 10h41

Atendimento na Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário Estácio, que já ocorre até as 22h, foi intensificado (Foto: Luiza Horta/Divulgação)

Em continuidade à programação do Outubro Rosa em Juiz de Fora, duas ações, com o objetivo de facilitar a realização de exames contra o câncer de mama, estão sendo realizadas em Juiz de Fora.

Uma delas é realizada pela Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, que já oferece exames gratuitos de colo de útero (papanicolau) e exame clínico de mama em horário estendido, mas vai intensificar o atendimento durante todo o mês. Segundo o coordenador do curso, Danilo Bitarello, a iniciativa visa atender, principalmente, as mulheres que trabalham durante todo o dia e, portanto, não conseguem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que atendem somente até as 17h.

PUBLICIDADE

“Durante a campanha Outubro Rosa, o projeto tem se intensificado e tido maior adesão, já que as mulheres se sentem mais impulsionadas a fazer o controle”, diz o coordenador. O projeto ao qual ele se refere é fruto de parceria com a Secretaria de Saúde (PJF). Inicialmente, o trabalho era realizado com pacientes encaminhadas pela UBS Cruzeiro do Sul. No entanto, com a maior demanda, o projeto se expandiu e beneficia mulheres de vários bairro do município. “É um trabalho em conjunto com as UBSs, porque encaminhamos o material e os resultados para estas unidades, que fazem o controle do prontuário da paciente. Portanto, é necessário que a paciente tenha uma unidade de referência para ser devidamente encaminhada”, pontua.

Para a realização dos exames, o atendimento no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora é feito em dois turnos: das 8h às 11h e das 19h às 22h, na Avenida Presidente João Goulart 600, no Bairro Cruzeiro do Sul.

Exames gratuitos

A segunda ação é realizada pela Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), em parceria com empresas do município. Nesta quinta-feira (11), a programação prevê atendimento e realização de exame clínico para 30 mulheres da comunidade do Bairro de Igrejinha, Zona Norte, convidadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. O encontro acontece a partir das 7h, nas dependências da empresa apoiadora da ação, Nexa (ex-Votorantim Metais), na rodovia BR-267, KM 119. Além dos exames clínicos individuais realizados no ônibus itinerante da Ascomcer, o Ascomóvel, haverá atividade de relaxamento e educação continuada, palestra com informações sobre a prevenção do câncer de mama e promoção da autoestima para as pacientes e colaboradoras da empresa.

À tarde, às 16h, o Ascomóvel estará na imobiliária Souza Gomes, onde a equipe do hospital também fará atendimento gratuito e exames clínicos das mamas, além de fornecer orientações. No local serão disponibilizadas senhas para 35 atendimentos. A imobiliária, parceira da iniciativa, fica localizada na Avenida Itamar Franco 2800, São Mateus, Zona Sul.

Rodas de conversa no Departamento da Saúde da Mulher

Outras ações ocorrem também no Departamento da Saúde da Mulher (PJF). A unidade promove o “Sala de espera: conversando sobre o câncer de mama”. O objetivo é discutir informações sobre o câncer de mama e a importância dos cuidados que a mulher deve ter. Nesta quarta, a partir das 13h30, o bate-papo é com a médica mastologista Jordana Bretas.

No dia 17 de outubro, às 11h, o encontro é com a médica mastologista Ana Cláudia Figueiredo. Às 14h30, a psicóloga Denise Goulart abre a conversa “Aspectos psicológicos no enfrentamento de câncer de mama”, direcionada a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. O intuito é debater, com as pacientes, as principais dúvidas sobre o diagnóstico da doença.

No dia 24, o encontro acontece a partir das 14h, e vai contar com a presença da médica mastologista Patrícia do Carmo. Às 14h30, a enfermeira Tâmara de Souza e as técnicas de Enfermagem Dorca Gonçalves e Alessandra Castro falarão sobre a importância do tratamento preventivo. Fechando o dia, a assistente social Simone Moreira participará da conversa com as pacientes, na sala de espera.

O conteúdo continua após o anúncio

As conversas terão duração de 30 minutos e vão acontecer na sede do departamento, no 6º andar do PAM-Marechal, enquanto as pacientes aguardam atendimento.

Tópicos: outubro rosa / saúde

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.