Comércio no Estrela Sul tem prejuízo com falta de energia
Atualizada às 19h05
Uma interrupção no fornecimento de energia na Rua Alameda Pássaros da Polônia, no Bairro Estrela Sul, na manhã desta segunda-feira (10), provocou transtornos ao comércio local. Além de contabilizar a perda de produtos, alguns estabelecimentos tiveram que fechar as portas e dispensar funcionários. Outros conseguiram manter o funcionamento no escuro, mas estão preocupados com a possibilidade de prejuízos. Empresários reclamam que nem todos foram comunicados pela Cemig sobre a interrupção, que deve durar também na parte da tarde.
Inaugurado há 20 dias no endereço, o Empório Life perdeu as fornadas de pães e bolos. “Só na parte da panificação, o prejuízo chega a R$ 1.500 “, conta a proprietária Fernanda Martins. Segundo ela, ainda podem ser contabilizados os produtos refrigerados, além da perda de vendas do dia. “Hoje não abriremos mais, pois a Cemig disse que a interrupção será até as 17h.” Ela afirma que não foi informada previamente sobre o desabastecimento, o que atrapalhou a dinâmica de trabalho. “Fabricamos muitos produtos artesanais, que são feitos de um dia para o outro. Estamos nos organizando para que o prejuízo não continue amanhã. O que vemos é uma falha de comunicação da Cemig, que avisou apenas para alguns locais.”
A padaria Pão de Grife diz que recebeu um e-mail na última quinta-feira (6) comunicando sobre a interrupção. “Por conta disso, nossa equipe trabalhou durante a madrugada”, explicou a funcionária Prisciliana Fineza. Às escuras, o estabelecimento se manteve de portas abertas, mas mesmo assim corre risco de prejuízos. “A nossa preocupação é, principalmente, com relação aos equipamentos. Tivemos alguns picos de energia antes da interrupção.” Segundo ela, não é a primeira vez que este tipo de situação ocorre este ano. “Já teve uma vez que eles enviaram e-mail comunicando uma interrupção que não aconteceu, e outra que foi feita em horário diferente do avisado. O motivo eles nunca explicam.”
Foi também no escuro que o Empório Estrela Sul serviu almoço aos consumidores. “É um transtorno, pois aconteceu quando estávamos terminando de fazer a comida, tivemos até que retirar alguns itens do cardápio. Estamos contando com a compreensão dos clientes”, relatou o proprietário Homero Brandão. Ele diz que também não foi comunicado, e que há três anos no mesmo endereço acompanha este tipo de situação com frequência.
Já o pet shop Pet Salon e Boutique ficou impossibilitado de funcionar. Na porta, um aviso aos clientes explicava que o expediente não ocorreria por conta da falta de energia elétrica.
Comunicação
Procurada pela Tribuna, a assessoria da Cemig informou que a interrupção foi programada, entre 10h e 16h, por conta da remoção e recolocação de um poste. Em nota, a companhia afirmou que “os clientes são avisados de todas as interrupções programadas pelas rádios Solar e Globo com até cinco dias de antecedência, e se tiverem seu e-mail cadastrado na Cemig, recebem este aviso, em média, de 10 dias a 15 dias antes.”
Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê, na Resolução Normativa 414/2010, que a distribuidora deve avisar, a todos os consumidores da área afetada, sobre a ocorrência de interrupções programadas. “O aviso deve conter a data e o horário de início ou término da interrupção, o que pode ser feito por documento escrito personalizado com antecedência mínima de 72 horas ou por anúncio em meios de comunicação de massa.” Conforme a Aneel, nas unidades consumidoras onde residam usuários de equipamentos elétricos vitais à preservação da vida, o aviso deverá ser, obrigatoriamente, personalizado e por escrito, com antecedência mínima de cinco dias, desde que a informação sobre essa condição especial tenha sido previamente cadastrada junto à distribuidora.