Fauna e flora muito atingidas em focos de incêndio


Por Tribuna

10/09/2014 às 11h22- Atualizada 10/09/2014 às 12h47

Atualizada às 12h43

O Corpo de Bombeiros continua mobilizado no combate a novos focos de incêndio na área do Morro do Cristo, próximo ao Vale do Ipê, na subida da Estrada Engenheiro Gentil Forn, e na região perto do Parque da Lajinha, nas imediações das avenidas Prefeito Mello Reis e Deusdedit Salgado na manhã desta quarta-feira (10). Outros militares combatem as chamas na Zona Norte, em mata no trevo da BR-267 com a Avenida JK, na altura do Bairro Santa Lúcia. Conforme a assessoria organizacional, todo o efetivo operacional e parte do administrativo já foram deslocados para atender as ocorrências. O helicóptero Pégasus da PM também continua dando apoio aos trabalhos, jogando água nas partes de difícil acesso. O fogo teve início na tarde de ontem, destruindo uma área de mata de cerca de 75 mil metros quadrados entre a vegetação do Morro do Cristo e a da região do Parque da Lajinha.

PUBLICIDADE

Segundo o assessor de comunicação organizacional dos Bombeiros, capitão Marcos Moreira Santiago, os episódios podem ser considerados um desastre ambiental. “Fauna e flora foram muito atingidas, além da poluição causada. Estamos vivendo um período crítico na cidade”, destacou.

Conforme balanço da assessoria, o número de incêndios em vegetação já ultrapassa 560, contra 426 no ano passado. A estatística ainda não inclui as ocorrências de hoje. Conforme o capitão, o tempo seco e os ventos agravam as ocorrências e dificultam o combate, além de contribuir para o reaparecimento de novos focos em áreas já atingidas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.