Com 81% de comparecimento, UFJF se movimenta no primeiro dia do Pism 1

Testes também foram aplicados em Muriaé, Governador Valadares, Petrópolis e Volta Redonda


Por Renato Salles

10/07/2021 às 19h14- Atualizada 10/07/2021 às 19h15

Exames serão realizados também neste domingo, a partir das 13h (Foto: Leonardo Costa)

Dos 14.225 inscritos para o Módulo 1 de Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 81% compareceram aos locais de prova neste sábado (10), primeiro dia de exame. O dado foi repassado pela própria instituição, no início da noite. O total de ausentes neste primeiro dia ficou em 2.709.

O campus de Juiz de Fora foi o espaço que recebeu o maior número de inscritos. Os candidatos foram alocados em 14 prédios e institutos que funcionam na Cidade Universitária. Ainda foram disponibilizados outros 21 locais de prova, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, também vinculado à UFJF. A expectativa era de que 7,8 mil estudantes fizessem as provas na cidade. Além de Juiz de Fora, os testes foram aplicados nas cidades de Muriaé, Governador Valadares, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

PUBLICIDADE

Eurocentrismo, queimadas no Pantanal, cálculo de glicemia e ativismo ambiental foram alguns dos assuntos abordados nas provas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.

Segundo dia

O segundo dia de aplicação das provas acontece neste domingo (11), entre 13h e 17h30, etapa que encerra a atual edição do Pism, que acontece após um período atípico, marcado pela pandemia. No último dia de provas, os candidatos voltarão a responder um total de 120 questões. Desta vez, as provas serão relacionadas às disciplinas de Literaturas, Biologia, Física e História.

Cabe lembrar que os portões serão fechados às 13h em ponto e não há margem para atrasos. Durante a prova, o participante deve permanecer na sala por, pelo menos, uma hora e 30 minutos. A prova tem duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

O gabarito das provas dos dois dias será divulgado a partir das 18h deste domingo, no site da Copese, o ufjf.br/copese.

Cuidados

Para este domingo, segundo dia de prova do Pism da UFJF, a instituição reforça que é importante que “o inscrito se organize para chegar à instituição de ensino em que está alocado, no mínimo, 30 minutos antes do início das provas”. “A orientação é que procure conhecer o local com antecedência para evitar possíveis imprevistos e aglomerações. Os portões abrem às 11h30 e atrasos não são tolerados”, pontua a Universidade.

Regras de biossegurança

Para a atual edição do Pism, a UFJF destaca as dificuldades trazidas pela pandemia, o que resultou em um calendário em comum para a realização do programa de seleção. “Pela primeira vez, devido à pandemia de Covid-19, o Pism precisou ter seus módulos aplicados em datas diferentes, reduzindo o volume de candidatos circulando pelas cidades. As provas também precisaram ser adiadas por duas vezes, considerando o cenário epidemiológico, e adotados protocolos de biossegurança”, pontua a instituição.

O conteúdo continua após o anúncio

“Todos os itens relacionados à biossegurança serão cobrados dos candidatos. Importante destacar que todos devem estar atentos ao que pode trazer e portar durante as provas do Pism. Além disso, reiteramos a necessidade de candidatos chegarem um pouco mais cedo aos locais de prova e de não promoverem aglomerações no entorno”, afirma o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim. Entre os itens exigidos estão: máscara em tecido, cirúrgica ou modelos do tipo N95 e PFF2 e documento oficial de identificação com foto. Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.