Detentas disputam Miss Prisional 2016
Os tradicionais uniformes vermelhos que vestem as detentas sob custódia do Estado foram substituídos pelos vestidos de festa. Pelo menos para oito detentas que disputaram a etapa regional do Triângulo Mineiro das seletivas para o Miss Prisional 2016. O concurso de beleza organizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) vai escolher, em junho, a detenta mais bonita de Minas Gerais. A seletiva da Zona da Mata será realizada em Juiz de Fora, provavelmente no dia 5 de abril. Em junho, as finalistas de cada região (Triângulo, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas e Vale do Rio Doce) vão concorrer ao título de Miss Prisional 2016, durante evento no pátio de banho de sol do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte.
A primeira a garantir vaga na final foi Tatiele Aparecida Silva, 30 anos, que levou o título de Miss Prisional Triângulo Mineiro. Ela disputou a faixa com mulheres de unidades prisionais das cidades de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas. Conforme a Seds, Tatiele cumpre pena na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia. Ela conta que se inscreveu no concurso para que pudesse ter um dia de beleza especial, se sentir mais mulher e admirar a imagem refletida no espelho. “Esse resultado levantou minha autoestima. Com 30 anos, mãe de dois filhos, nunca imaginei que eu pudesse conseguir esse resultado.”
As oito candidatas desfilaram para um júri composto por juízes, promotores, defensores públicos e diretores de escolas da região. Foram avaliadas nos quesitos beleza, simpatia, postura, corpo, rosto e desenvoltura. Para a Seds, mais que um concurso que destaca a beleza das custodiadas em Minas, o Miss Prisional e suas etapas regionais têm como objetivo resgatar a autoestima das mulheres privadas de liberdade, humanizar o cumprimento da pena e promover a ressocialização.
O segundo lugar da seletiva regional do Triângulo ficou com Danielle Lusia Silva, 22, do Presídio Sebastião Satiro, em Patos de Minas. Já a terceira colocada foi Kellen Queiroz Oliveira, 37, do Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia.