Organização orienta chegada aos locais de prova uma hora mais cedo

Alerta maior se dá por causa da previsão de chuva, que pode complicar o tráfego. Exame começa às 13h e não serão permitidos atrasos


Por Rafaela Carvalho

09/12/2017 às 07h00

Começa neste sábado, às 13h, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018, com a participação de 29.606 candidatos. As provas, que têm duração de quatro horas e meia, serão realizadas em 57 locais, sendo 42 deles em Juiz de Fora. Os candidatos que vão participar das provas na cidade devem ficar atentos às regras para a realização do certame e sair de casa com antecedência, principalmente por causa da previsão da meteorologia, que aponta possibilidade de pancadas de chuvas fortes em áreas isoladas, o que pode tornar o tráfego ainda mais lento.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), neste sábado (9) e no domingo (10) os termômetros deverão registrar de 20 a 24 graus, o que significa dias relativamente quentes com noites abafadas. O sol pode voltar a aparecer, mesmo assim, ainda entre nuvens. As precipitações podem ocorrer a qualquer momento, com chance maior de serem registradas no fim da tarde, em razão do aquecimento diurno associado à alta umidade relativa do ar.

PUBLICIDADE

Com isso, os candidatos devem atentar ainda mais para a necessidade de chegar cedo aos locais de prova. Por conta da previsão, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) reforça a orientação para que os inscritos saiam de casa com antecedência, visto que, com chuva, aumenta o número de veículos circulando. “A ideia é que o vestibulando se desloque para o local de prova com a máxima antecedência possível. A universidade orienta que os concorrentes cheguem com, pelo menos, uma hora de antecedência”, pontua o supervisor de fiscalização da Settra, Eduardo Coletta.

De acordo com ele, essa atitude evita que o candidato fique preso em congestionamentos. Além disso, mesmo que a fluidez no trânsito esteja comprometida, ele tem tempo suficiente para chegar até o local de prova com tranquilidade. O supervisor reforça ainda que os agentes de trânsito estarão atuando nos principais cruzamentos. “Com a possibilidade da chuva, o número de pessoas que utiliza veículos particulares aumenta e a fluidez fica menor, podendo gerar retenções. Mas estaremos com a nossa equipe nos principais cruzamentos para minimizar possíveis problemas.”

Coletta destaca também a presença de monitores da UFJF nos ônibus que ligam o Centro ao campus. Ele orienta os candidatos a pedirem informações a eles sobre o local de desembarque na universidade. Além disso, é preciso observar corretamente quais ônibus farão a ligação entre a Av. Getúlio Vargas e a UFJF. “A saída dos candidatos é da Getúlio, mas os ônibus que normalmente se deslocam ao campus não estarão circulando. Durante o Pism, os candidatos devem utilizar as linhas 545 ou 555. Nos veículos estará escrito Universidade. A diferença entre eles é que os veículos da linha 545 acessarão o campus pelo portão Sul, com entrada pela Avenida Presidente Itamar Franco, enquanto a linha 555 acessará o campus pelo portão Norte, com entrada pela Rua José Lourenço Kelmer. Outro alerta é que duas ruas no Bairro São Pedro terão alterações: a José Lourenço Kelmer funcionará em mão única e a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão do sentido de circulação.

Regras

O edital 05/2017, lançado pela UFJF, dispõe sobre as normas que devem ser obedecidas pelos candidatos durante a realização das provas. Em caso de desrespeito, o concorrente pode, inclusive, ser eliminado do processo seletivo, independente do módulo do qual está participando. Por isso, é importante reler as regras constantes no edital e atentar para as orientações descritas no comprovante definitivo de inscrição. A Tribuna fez uma seleção das regras mais importantes para que o candidato participe das provas com tranquilidade (ver quadro)

Entre as principais orientações para realização da prova estão a proibição de portar aparelhos celulares e eletrônicos ou guardá-los fora da embalagem indicada, oferecida ao candidato pelo fiscal de sala. Os candidatos também não devem utilizar qualquer acessório de chapelaria, como bonés ou chapéus. Além disso, o concorrente deve estar portando sua carteira de identidade e deixá-la acessível durante o exame, para que o fiscal possa consultá-la caso necessário. As provas devem ser feitas com caneta esferográfica azul ou preta. Não será permitida a entrada de candidatos nos locais de prova após as 13h.

Ainda conforme edital, a UFJF pode utilizar detectores de metal “a seu critério”, assim como solicitar coleta digital dos candidatos e fotografar as salas de aula, pessoas ou materiais. A instituição também afirma no documento que, em casos de irregularidades como fraudes ou quebra de sigilo, cometidas por qualquer pessoa da universidade ou selecionada para aplicação das provas, um inquérito administrativo será instaurado.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.