Engavetamento envolvendo sete veículos interdita Itamar Franco
Atualizada às 18h36
Menos de cinco meses depois de um grave acidente fechar a Itamar Franco nos dois sentidos entre os bairros Cascatinha e Dom Bosco e deixar 38 feridos, uma batida envolvendo sete veículos interrompeu o trânsito na subida da Itamar por cerca de uma hora e meia na manhã desta terça-feira (9). Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de que o motorista de um Hyundai Azera, 83 anos, tenha passado mal ao volante, por volta das 9h. Após chocar-se contra veículos parados à sua frente no semáforo no cruzamento com a Rua Vicente Beghelli, causado uma espécie de engavetamento, o carro teria retornado de ré, subiu na calçada e só parou após bater em um muro.
Um Volkswagen Saveiro, um Chevrolet Celta, um Toyota Etios, um Chery QQ, um Ford Fiesta e um Renault Sandero, que também trafegavam em direção ao Pórtico Sul da UFJF, foram atingidos. O Sandero era conduzido pela delegada regional Sheila Oliveira, que não sofreu ferimentos. O Saveiro ficou atravessado na pista. O idoso e a motorista do Celta, 33, receberam atendimento no Hospital Monte Sinai e foram liberados. Ainda de acordo com a assessoria da unidade, paramédicos da Unimed prestaram os primeiros socorros, enquanto a brigada de emergência do Monte Sinai ajudou a controlar o trânsito até a chegada da Polícia Militar e de agentes da Settra.
“Eu estava parado no semáforo, um carro veio batendo e empurrando os outros. O meu foi o último a ser pego. Depois ele desceu descontrolado até parar no passeio. Graças a Deus não atropelou ninguém, e o muro segurou ele”, contou o aposentado Antônio Atalah, 67, que dirigia o Chery QQ.
Com a interdição da Itamar desde o Cascatinha até o Dom Bosco, várias vias adjacentes ficaram com o trânsito congestionado. A Perícia da Polícia Civil realizou levantamentos no local, e o tráfego foi liberado por volta das 11h.
Sinalização reforçada
Segundo o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, a sinalização naquele trecho da Avenida Itamar Franco foi reforçado e modificado após o grave acidente de julho deste ano, quando um caminhão desgovernado atingiu a traseira de um ônibus da Viação Tusmil, atravessou o canteiro central e bateu em um Honda Fit, que subia a avenida. “Fizemos um estudo no local e implantamos modificações nas placas e pinturas horizontais e verticais. Um exemplo é que na descida da pista, próximo do ponto onde ocorreu o acidente com o caminhão, era permitido a mudança de faixa, o que possibilitava aos motoristas realizarem a curva (em frente ao Independência Shopping) em alta velocidade. Colocamos faixa contínua, o que impede a troca de lado”, explica. Ele reconhece a periculosidade do trecho e lembra que a geometria da via não permite o abuso na velocidade. Entretanto, o secretário ressalta que o acidente desta terça não teve relação com o perigo da via, já que um dos condutores teria passado mal.