Mais de 200 óculos serão entregues a crianças da rede municipal

Entrega foi realizada nesta quinta-feira, dia 9, em solenidade no campus da UFJF


Por Tribuna

09/11/2017 às 19h56- Atualizada 09/11/2017 às 20h00

(Foto: Leonardo Costa)

Mais de 200 óculos doados através do projeto de extensão “Olho Vivo” foram entregues na tarde desta quinta-feira (9) para a Secretaria de Educação de Juiz de Fora e serão destinados a alunos de escolas do ensino fundamental da rede pública de ensino. A solenidade foi realizada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como parte da programação da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao todo, foram arrecadados 211 óculos em quatro meses de campanha.

“Geralmente, as doações ocorrem duas vezes ao ano quando, no mesmo período, duas escolas são atendidas. Nós realizamos o teste de acuidade visual e, caso seja apontado déficit de visão, realizamos reteste. Se diagnosticadas com algum déficit, as crianças são encaminhadas para atendimento oftalmológico no Serviço de Atenção Especializada ou no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente. A campanha teve um resultado positivo e já pensamos em fazer outras”, afirmou professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF e coordenadora do projeto/programa Olho Vivo, Zuleyce Lessa.

PUBLICIDADE

Olho Vivo

O projeto nasceu há cerca de quatro anos e atende crianças que estão iniciando na rede pública de ensino. A iniciativa visa a beneficiar crianças e adolescentes com doença falciforme e outras hemoglobinopatias. A iniciativa promove ações de prevenção e promoção à saúde visual por meio de atividades lúdicas, como peças teatrais. Há também teste a partir da Escala de Snellen – utilizado para avaliar a acuidade visual.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.