Ônibus itinerante auxilia no combate ao câncer de mama

A recomendação do Instituto do Câncer é que o exame seja feito a cada dois anos por mulheres de 50 a 69 anos


Por Vívia Lima

09/10/2017 às 20h32

Ideia do uso do micro-ônibus adaptado é ampliar acesso das mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia (Foto: Olavo Prazeres)

Para ampliar o acesso das mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia, o Ascomóvel – micro-ônibus adaptado da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) – esteve nesta segunda-feira (9) das 13h às 17h em frente ao hospital para a realização de exames preventivos gratuitos. A mamografia é o instrumento que permite a detecção precoce da doença, pois mostra lesões em fase inicial, ainda muito pequenas. A recomendação do Instituto do Câncer (Inca) é que o exame seja feito a cada dois anos por mulheres nesta faixa etária, uma vez que, depois dos 35, a incidência do câncer de mama aumenta progressivamente.

Aquelas que ainda não fizeram o exame têm até o fim deste mês para realizar não só a mamografia, mas exames clínicos e preventivos. Além disso, as pacientes recebem orientações de profissionais.

PUBLICIDADE

O Ascomóvel estará disponível também no dia 17 no estacionamento do HiperBretas e novamente em frente à Ascomcer no dia 23, das 13h às 17h. Já em 31 de outubro, dia da passeata de encerramento em comemoração ao Outubro Rosa, o veículo estará disponível no Parque Halfeld, das 14h às 17h. O Ascomóvel deve circular ainda em outras cidades da região. O atendimento é feito conforme ordem de chegada.

Os interessados também podem agendar o exame através dos telefones 3311-4026 ou 3236-2678. No ano passado, foram realizados, em média, 429 exames mensais. Em outubro, mês dedicado ao combate e prevenção da doença, o número chegou a 871. Os agendamentos para exames de mama podem ser realizados durante todo o ano. A programação do Outubro Rosa da Ascomcer conta com palestras, exposição inédita de fotos do Grupo Vitoriosas da Ascomcer, composto por pacientes em tratamento ou controle do câncer de mama, passeata e corrida Solidária.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.