Umidade do ar atinge estado de atenção em JF

Tarde desta quarta foi também a mais quente do inverno, com 28,5 graus


Por Eduardo Valente

09/08/2017 às 17h04- Atualizada 09/08/2017 às 18h01

(Foto: Fernando Priamo)

A qualidade do ar atingiu o estado de atenção na tarde desta quarta-feira (9) em Juiz de Fora. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade ficou em torno dos 28% entre 14h e 16h, valor considerado baixo. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estado de atenção se caracteriza com índices abaixo dos 30%, passando a estado de alerta quando o patamar atinge os 19%.

Em ambos os casos, uma série de cuidados com o corpo é recomendada para evitar os efeitos do tempo seco. Entre eles, evitar exercícios físicos ao ar livre, ingerir água abundantemente e evitar exposição ao sol. Além do estado de atenção, alcançado pela primeira vez este ano, a quarta foi o dia mais quente do inverno, com 28,5 graus.

PUBLICIDADE

A baixa umidade relativa do ar é resultado de uma massa de ar seco que age sobre parte da região Sudeste do país. O fenômeno climatológico funciona como um bloqueio atmosférico, impedindo a aproximação das frentes frias que causam a instabilidade. Por isso, a concentração de nuvens no céu se torna rara, o que significa, ainda, prolongamento da estiagem.

Estiagem
Em Juiz de Fora, não chove mais que dois milímetros em 24 horas desde 14 de junho, quando ainda era outono. De um modo geral, as precipitações não são observadas desde a manhã do dia 29 de julho, um sábado, quando o acumulado foi de 1,6 milímetro. Segundo reportagem publicada pela própria Tribuna no domingo, 2017 até o momento está mais seco do que os anos de crise hídrica, em 2014 e 2015.

O tempo seco é uma característica comum do inverno. Em agosto do ano passado, o estado de atenção foi alcançado quatro vezes, possibilitando picos de calor na estação mais fria do ano. Nos dias 7 e 29, por exemplo, a temperatura máxima passou dos 29 graus. Ainda no mesmo mês, em 2016, o acumulado de chuvas foi de 12,3 milímetros, o que representa 55% da média histórica do período.

Previsão
Os próximo dias devem continuar sem chuvas, mas com possibilidade de céu parcialmente nublado. Por esta razão, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) estima temperaturas mais brandas no período da tarde, com máxima de 22 graus até o sábado (12). Em igual período, a mínima deve ficar entre 10 e 12 graus.

Ainda assim, a quinta-feira (10) deverá ser ensolarada, com máxima de até 30 e mínima de 14 graus, segundo o Inmet.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.