Homem acessa página falsa de banco e perde mais de R$ 2 mil em golpe

Agência informou que havia sido feito um empréstimo de R$ 2.600 na conta corrente dela. O golpe estaria circulando por todo o país


Por Tribuna

09/08/2017 às 08h06- Atualizada 09/08/2017 às 12h56

Corrigida às 12h52

Um homem de 34 anos caiu em um golpe ao acessar uma página falsa do seu banco na internet. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima relatou que na última sexta-feira (4) recebeu uma mensagem de texto SMS informando que o seu cartão havia expirado e que ela precisaria acessar um site do banco Santander que constava no texto.

O homem então acessou a página, que, segundo ele, tinha a interface idêntica à do site do banco. Acreditando estar em uma página segura, a vítima forneceu todos os dados solicitados. Porém, na última segunda-feira, ela recebeu outra mensagem de texto de segurança, desta vez realmente de seu banco, informando que havia sido feito um empréstimo de R$ 2.600 em sua conta corrente.

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O cliente foi até a agência e confirmou o golpe. Os funcionários disseram que a transação foi feita on-line e que o dinheiro já havia sido retirado. A vítima foi orientada pelo banco a fazer o registro da ocorrência. A Polícia Civil deve apurar o caso. A assessoria de comunicação do Banco Santander informou que não envia links por SMS. Caso seja necessário, a URL é enviada de forma reduzida e não clicável, que não direciona para nenhuma página. A instituição pontuou ainda que nunca entra em contanto via telefone solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras informações pessoais.

(Anteriormente, a Tribuna havia informado, de forma equivocada, que a vítima era uma mulher).

 

Alerta

O golpe que vitimou o cliente de Juiz de Fora possivelmente já fez outras vítimas pelo país. A página na internet da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do estado de São Paulo publicou um alerta em fevereiro deste ano. Na nota, a associação destaca que a mensagem está circulando no país todo e que o foco dos hackers é atingir clientes Santander, por meio do envio de um falso site para supostamente regularizar o dispositivo do usuário.

O banco Santander esclareceu ainda que “disponibiliza aos clientes mecanismos de segurança para validação de transações financeiras em todos os seus canais de atendimento, e sempre os orienta a adotarem práticas de segurança, como não fornecer dados em ligações recebidas, e-mails, SMS e nos caixas eletrônicos, nunca aceitar ajuda de estranhos.”

Sobre como o banco resguarda os clientes de problemas recorrentes na internet, como roubo de dados, a assessoria de comunicação esclareceu que “o Santander adota as melhores práticas de segurança nos canais digitais. A comunicação imediata com o cliente permite que qualquer anormalidade seja percebida imediatamente.”

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O Santander orientou aos clientes a nunca clicarem nos links ou arquivos recebidos em e-mails ou mensagens instantâneas não solicitadas. Conforme o banco, eles podem instalar programas maliciosos que capturam dados, como número de cartão de crédito e senhas. Outro ponto de destaque é que os clientes devem desconfiar de e-mails com remetente ou conteúdo duvidosos. Além disto, a instituição financeira orientou a nunca responder e-mails ou telefonemas que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. A dica de segurança é procurar utilizar sempre computador pessoal para transações bancárias e compras. Computadores públicos ou desconhecidos podem estar infectados com vírus e programas maliciosos.

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