PJF lança Coordenadoria Municipal de Políticas dos Direitos da Pessoa Idosa


Por Tribuna

09/05/2017 às 13h16- Atualizada 09/05/2017 às 13h35

Leonardo Costa

Na manhã desta terça-feira (9), data em que se comemora o Dia Municipal do Idoso, Juiz de Fora ganhou mais um órgão de atenção a este estrato da população. Foi assinado pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) o ato que criou, por meio da Secretaria de Governo, a Coordenadoria Municipal de Políticas dos Direitos da Pessoa Idosa. A solenidade de lançamento aconteceu no gabinete do prefeito, e estiveram presentes autoridades do Legislativo municipal e estadual, secretários da administração, instituições de ensino, conselhos de direitos, representantes de instituições voltadas para o cuidado com o idoso, entre outros que promovem, direta ou indiretamente, ações voltadas para essas pessoas.

PUBLICIDADE

Conforme o coordenador municipal de Políticas dos Direitos do Idoso, Rogério Rodrigues, o principal objetivo da Coordenadoria é estabelecer parcerias com organizações não governamentais, conselhos de direitos, instituições de ensino e empresas privadas, a fim de elaborar diagnósticos da realidade da população idosa e promover ações necessárias para o desenvolvimento de planos de ação, materializando a política municipal.

Segundo ele, a primeira tarefa será formar um grupo para trabalhar na criação de um Centro Dia em Juiz de Fora. O Centro funcionará acolhendo os idosos durante o dia, com atividades e cuidados em geral, e ao fim da tarde eles retornariam para suas famílias. “Faremos este diagnósticos ouvindo todos, principalmente a população idosa, daí então criaremos uma agenda de trabalho para a criação do Plano Municipal do Idoso. Em relação ao Centro Dia, a expectativa é que em um prazo de seis meses estejamos com uma proposta pronta para apresentar”, comentou Rodrigues, acrescentando que serão trabalhadas todas as esferas das políticas públicas para idosos, com o envolvimento de todas as secretarias, entidades e sociedade em geral.

Rogério Rodrigues destacou que um dos pontos a serem trabalhados é descentralizar os serviços para os idosos e levar para os bairros, facilitando assim a locomoção e qualidade de vida da população da terceira idade. O prefeito Bruno Siqueira destacou que 14% da população de Juiz de Fora têm mais de 60 anos e lembrou que já há na cidade várias políticas para o idoso, mas, em sua avaliação, é preciso avançar. “A coordenadoria fará um trabalho integrado. Essa integração ajudará a avançar com as políticas de carinho, respeito e proteção dos idosos de nossa cidade. A gente quer trabalhar com a implementação de diversas ações, para que elas sejam ações concretas em benefício ao nosso idoso.”

O secretario de Governo, José Sóter de Figueirôa, e o vice-presidente da Câmara Municipal, José Márcio (PV), consideraram a criação da Coordenadoria como um passo fundamental para a garantia de proteção integral aos idosos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.